Biden afirma que não vai fornecer armas para que Israel ataque Rafah
Estados Unidos seguirão fornecendo interceptadores de foguetes e outras armas defensivas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira (8) que não vai fornecer armas para que Israel ataque Rafah, último reduto do Hamas em Gaza, onde moram mais de 1 milhão de civis.
Em entrevista à CNN, Biden afirmou que segue comprometido com a defesa de Israel e que seguirá fornecendo interceptadores de foguetes e outras armas defensivas, mas que não forneceria armas e projéteis de artilharia.
Os EUA historicamente forneceram enormes quantidades de ajuda militar a Israel. Isso só se acelerou após o ataque do Hamas em 7 de outubro, que matou cerca de 1.200 em Israel e levou cerca de 250 a serem feitos reféns por militantes.
Os comentários de Biden e sua decisão na semana passada de pausar o envio de bombas pesadas para Israel são as manifestações mais marcantes da crescente distância entre sua administração e o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Biden disse na quarta-feira que as ações de Israel em torno de Rafah ainda não tinham "ultrapassado" suas linhas vermelhas, mas repetiu que Israel precisa fazer muito mais para proteger a vida dos civis em Gaza.
*com informações da Associated Press