Indiano Gukesh D se torna o campeão mundial de xadrez mais jovem da história
Jovem de 18 anos superou o chinês Ding Liren após 14 partidas clássicas, realizadas em Singapura
Gabriel Sponton
O indiano Gukesh Dommaraju venceu, nesta quinta-feira (12), o Grande Mestre chinês Ding Liren e se tornou o campeão mundial de xadrez mais jovem da história. Com apenas 18 anos, Gukesh é o segundo indiano a levantar o troféu e o 18º campeão mundial da modalidade.
+ Quem é Gukesh Dommaraju, o mais jovem campeão mundial de xadrez da história
O jovem prodígio finalizou a competição com 7,5 pontos, contra 6,5 pontos do, agora, ex-campeão mundial Ding Liren. O resultado foi concretizado após uma vitória com as peças pretas na última partida da rodada clássica da competição.
O torneio, realizado em Singapura, começou no dia 25 de novembro e se encerrou nesta quinta-feira (12) com o triunfo de Gukesh, que permanecerá como defensor do título até, pelo menos, 2026.
Campeonato Mundial de Xadrez
O Campeonato Mundial de Xadrez consiste em um confronto disputado entre o atual campeão e o vencedor do Torneio de Candidatos, uma competição realizada justamente com o intuito de eleger o desafiante ao título de melhor jogador do mundo. O torneio acontece, normalmente, a cada dois anos.
O duelo passa por mudanças de formato a cada edição, contudo, atualmente são 14 partidas clássicas — 7 partidas com as peças brancas e 7 com as pretas, caso não haja um vencedor antecipado — com 2 horas para cada competidor realizar seus lances até o movimento 40, quando recebem um acréscimo de 40 minutos no tempo.