Quem é Gukesh Dommaraju, o mais jovem campeão mundial de xadrez da história
Jovem indiano superou o recorde de Garry Kasparov, que se tornou campeão mundial aos 22 anos, em 1985
Gabriel Sponton
O Grande Mestre indiano Gukesh Dommaraju se tornou, nesta quinta-feira (12), o campeão mundial de xadrez mais jovem da história. Gukesh superou o recorde do russo Garry Kasparov, que conquistou o título aos 22 anos, em 1985.
+ Indiano Gukesh D se torna o campeão mundial de xadrez mais jovem da história
Nascido em 29 de maio de 2006, em Chennai, na Índia, Gukesh Dommaraju, ou Gukesh D, é um dos maiores prodígios do xadrez atual. O jovem aprendeu a jogar com 7 anos, influenciado por Viswanathan Anand — o primeiro indiano da história a se tornar campeão mundial, conquistando o título em 5 oportunidades.
Com apenas 12 anos, 7 meses e 17 dias, Gukesh conquistou a marca de Grande Mestre, a titulação mais alta do xadrez, não superando o recorde de idade por apenas 17 dias, na época, de Sergey Karjakin. Em julho de 2022, o jovem prodígio superou mais uma marca histórica, quando se tornou quarto jogador mais novo, aos 16 anos, a ultrapassar 2700 de rating, pontuação que ranqueia os jogadores de xadrez.
Cerca de um ano depois, em setembro de 2023, Gukesh foi classificado como o 8º melhor jogador do mundo e o primeiro na Índia, superando seu mestre e ídolo Viswanathan Anand, que ficou no topo do país por 37 anos.
Em abril deste ano, o prodígio indiano conquistou o Torneio de Candidatos, considerada a competição mais difícil do xadrez, com 5 vitórias, 8 empates e apenas 1 derrota, conquistando o direito de disputar o Campeonato Mundial de Xadrez, contra o então campeão Ding Liren.
Campeonato Mundial de 2024
Na disputa pelo título, Gukesh começou com uma dura derrota com as peças pretas, mas, na terceira rodada, voltou a empatar o match com uma vitória de brancas. Entre a partida de número quatro e a 10ª disputa, houveram apenas empates, sequência quebrada por uma vitória de Gukesh, também de brancas, após um erro crucial do adversário. Com uma vitória à frente de Ding Liren, muitos acreditavam que o campeonato estava acabado e a vitória do indiano garantida.
Contudo, o chinês se recuperou na 12ª partida, empatando a disputa e se aproximando de manter seu título de campeão do mundo. Após um empate jogando de brancas, consideradas "melhores" para quem quer tentar uma vitória, Gukesh disputaria a partida desta quinta-feira (12) com as pretas que, sem o primeiro movimento, não teria a iniciativa e um empate seria um "bom resultado", pois a vitória era improvável.
Depois de repetir a abertura realizada em outras rodadas do Mundial, Ding Liren tomou a decisão de simplificar a partida com um peão de desvantagem, acreditando que iria sobreviver ao final do duelo. Contudo, o chinês não resistiu à pressão de Gukesh, que conquistou a vitória no movimento 58, se tornando o mais jovem campeão mundial da história.
Gukesh permanecerá com o título até, pelo menos, 2026, quando poderá ser desafiado por outro jogador pela disputa do posto de número 1 do mundo.