Imprensa internacional repercute plano de Bolsonaro de pedir asilo à Argentina
Relatório da Polícia Federal apontou que ex-presidente planejava fugir do país para evitar uma possível condenação no processo que apura a trama golpista

Camila Stucaluc
O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal, por coação no processo que apura a tentativa de golpe de Estado, repercutiu na imprensa internacional. Jornais estrangeiros citaram, sobretudo, o plano do ex-mandatário de pedir asilo político na Argentina para evitar uma eventual condenação.
O rascunho de pedido de asilo foi encontrado no celular de Bolsonaro. No documento, sem data e assinatura, o ex-presidente alegava enfrentar perseguição política no Brasil e estar na iminência de ter a prisão decretada, de forma injusta, pela alta Corte do Poder Judiciário. Dizia, ainda, temer pela própria vida.
Para a Polícia Federal, o teor do documento revelou que Bolsonaro buscava fugir do país desde fevereiro de 2024 — quando o arquivo foi modificado pela última vez. O objetivo do ex-presidente era embarcar para a Argentina antes do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), visando “impedir a aplicação da lei penal”.
+ Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar descumprimento de medidas cautelares
A revelação ganhou destaques nos jornais argentinos La Nación e Clarín. O conteúdo do pedido de asilo ainda foi noticiado nos portais britânicos The Guardian e Reuters, e no francês Le Monde. O mesmo foi feito pela Associated Press, dos Estados Unidos. Já o italiano Ansa destacou o indiciamento completo da Polícia Federal, que, além do ex-presidente, mira seu filho Eduardo Bolsonaro.
Confira as manchetes:







O outro lado
Em uma publicação no X, Eduardo Bolsonaro afirmou que sua atuação nunca teve como objetivo interferir em processos no Brasil, e que seu foco sempre foi a defesa das liberdades individuais, por meio do projeto de anistia em tramitação no Congresso. Jair Bolsonaro, por sua vez, ainda não se pronunciou. O governo argentino também não comentou sobre o caso.