Idoso de 92 anos se torna pessoa mais velha do mundo a atravessar Grand Canyon a pé
Alfredo Aliaga Burdio cruzou desfiladeiro em cerca de 34 horas ao lado do filho; feito foi incluído no livro de Recordes do Guinness
Alfredo Aliaga Burdio, de 92 anos, tornou-se a pessoa mais velha do mundo a atravessar o Grand Canyon, no Arizona, a pé. O feito, realizado em 15 de outubro de 2023, fez com que o idoso entrasse para o livro de Recordes do Guinness, substituindo o nome de John Jepkema, que, em novembro de 2019, cruzou o desfiladeiro aos 91 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Burdio, o treinamento para a travessia começou em janeiro do ano passado, quando o idoso começou a caminhar 12 quilômetros todos os dias. Inicialmente, o percurso estava programado para ser realizado em maio de 2022, mas a trilha precisou ser fechada devido ao alto volume de neve. O plano, então, precisou ser adiado.
Em outubro do ano passado, Burdio iniciou a caminhada, começando na Orla Norte. "Eu estava muito cansado depois das primeiras cinco horas. O que me surpreendeu é que, depois de uma pausa de cerca de 15 minutos, alguns alimentos e eletrólitos, me recuperei e me senti forte novamente para enfrentar as próximas horas", disse o idoso.
O percurso foi feito com o acompanhamento do filho de Burdio, com quem já havia feito a caminhada em 2022. Ao todo, o trajeto durou 34 horas e 2 minutos entre paradas, sendo 21 horas e 15 minutos de caminhada.
+ Idosa que saltou de paraquedas aos 104 anos morre nos Estados Unidos
"Realmente a melhor coisa foi conhecer todas as pessoas na trilha, esse apoio, carinho e felicidade foi maravilhoso. Todos pareciam saber quem eu era, a notícia já havia viajado tanto na trilha para cima e para baixo quanto nas redes sociais antes", disse Burdio. "Espero que minha jornada mostre às pessoas que fazem o que você ama e nunca desistir é o que importa", completou.