Ditador Bashar al-Assad é deposto por rebeldes na Síria
Militantes anunciaram fim de governo em comunicado pela agência estatal; presidente fugiu da capital Damasco
SBT News
Rebeldes sírios anunciaram, na manhã deste domingo (8), que o governo de Bashar al-Assad, na Síria, foi deposto após uma onda de militantes protestarem na capital do país, Damasco.
As informações foram anunciadas por meio de um pronunciamento televisionado pelo canal estatal do país. Prisioneiros políticos também teriam sido libertados.
+Rebeldes sírios tomam cidade estratégica e se aproximam da capital Damasco
Bashar al-Assad, que estava há quase 24 anos no comando, teria deixado a capital e fugido, mas ainda não há informações sobre o local de refúgio. Ele é uma figura polêmica, com oposições a potências mundiais, além de ser acusado de ferir direitos humanos.
Rebeldes teriam invadido o palácio presidencial e rasgado documentos do presidente deposto. Soldados e policiais deixaram seus postos e também fugiram.
O primeiro-ministro sírio, Mohammed Ghazi, disse que o governo estava pronto para ceder à oposição e entregar as funções para um administração de transição. Um vídeo compartilhado pela oposição mostrou um grupo de homens armados escoltando Ghazi para fora de seu escritório, nesta manhã.
Enquanto isso, nas ruas de Damasco, multidões se reuniram para rezar e celebrar o fim do governo, incluindo flagrantes de combatentes da oposição comemorando com tiros para o alto.
Até o momento, não houve nenhuma declaração oficial imediata do governo sírio.
*Com informações da Associated Press