Governo brasileiro pede fim dos ataques israelenses ao Líbano e respeito a acordos internacionais
Mais de mil pessoas morreram nas operações militares, entre eles dois adolescentes brasileiros
Y
Yumi Kuwano
01/10/2024, 23:15 • Atualizado em 01/10/2024, 23:15
compartilhar
Forças de Defesa de Israel (IDF) | Reprodução/IDF
O governo brasileiro afirmou que acompanha com preocupação as operações militares terrestres do exército de Israel no sul do Líbano, e pede que o país interrompa imediatamente as incursões e os ataques aéreos.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
De acordo com a nota do Itamaraty publicada nesta terça-feira (1º), o governo ressaltou a violação ao direito internacional, à Carta da ONU e a resoluções do Conselho de Segurança, em particular, a resolução 1701 que pede o fim das hostilidades entre Israel e o Hezbollah e o respeito à Linha Azul — separação entre Líbano e Israel.
O governo brasileiro também pediu novamente a todas as partes envolvidas para que "exerçam máxima contenção e para que alcancem, com a máxima urgência, cessar-fogo permanente e abrangente".
Desde o último dia 17, os ataques provocaram a morte de mais de mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais.
Nos próximos dias um voo, organizado pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa, chega ao país para a retirada de brasileiros, mesmo com o aeroporto de Beirute em operação para voos comerciais.
A orientação é para que todos deixem as áreas onde o conflito está mais tenso e sigam as orientações das autoridades locais para garantir a segurança. Em caso de necessidade, os brasileiros podem ligar ou enviar mensagens para o número de plantão consular do Itamaraty : (61) 98260-0610.
Governo brasileiro pede fim dos ataques israelenses ao Líbano e respeito a acordos internacionais Mais de mil pessoas morreram nas operações militares, entre eles dois adolescentes brasileiros Mundo2024-10-01T23:15:57.415ZO governo brasileiro afirmou que acompanha com preocupação as operações militares terrestres do exército de Israel no sul do Líbano, e pede que o país interrompa imediatamente as incursões e os ataques aéreos. De acordo com a nota do Itamaraty publicada nesta terça-feira (1º), o governo ressaltou a violação ao direito internacional, à Carta da ONU e a resoluções do Conselho de Segurança, em particular, a resolução 1701 que pede o fim das hostilidades entre Israel e o Hezbollah e o respeito à Linha Azul — separação entre Líbano e Israel. O governo brasileiro também pediu novamente a todas as partes envolvidas para que "exerçam máxima contenção e para que alcancem, com a máxima urgência, cessar-fogo permanente e abrangente". Desde o último dia 17, os ataques provocaram a morte de mais de mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais. Apoio aos brasileiros A situação dos brasileiros no Líbano é monitorada pela Embaixada do Brasil em Beirute. É mantido contato e prestada assistência consular emergencial. Nos próximos dias um voo, organizado pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa, chega ao país para a retirada de brasileiros, mesmo com o aeroporto de Beirute em operação para voos comerciais. A orientação é para que todos deixem as áreas onde o conflito está mais tenso e sigam as orientações das autoridades locais para garantir a segurança. Em caso de necessidade, os brasileiros podem ligar ou enviar mensagens para o número de plantão consular do Itamaraty : (61) 98260-0610.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/governo-brasileiro-pede-fim-dos-ataques-israelenses-e-respeito-a-acordos-internacionais