Forte onda de calor faz macacos caírem mortos de árvores no México
Temperatura no país vem atingindo marcas acima de 40ºC desde o início de maio
O México continua sofrendo com as altas temperaturas devido à chegada de uma forte onda de calor. No estado de Tabasco, os termômetros registram mais de 40ºC, o que vem provocando a morte de dezenas de macacos bugios. Segundo a organização Cobius, 83 animais já caíram mortos de árvores desde o dia 5 de maio.
+ Mundo registra 11º mês consecutivo de recorde de calor
O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos Alouatta e pode ser encontrado no México, na Argentina e no Brasil. Ele está elencado em quatro espécies, das quais duas apresentam risco de extinção.
“Estão ocorrendo mortes em massa do macaco bugio. Estamos percebendo um impacto regional e definitivamente tem a ver com o aquecimento global causado pelo homem”, disse a Cobius, que vem denunciando os casos. Além das altas temperaturas, a organização atribuiu a mortalidade dos macacos à seca, incêndios florestais e desmatamento.
A onda de calor vem atingindo o México desde o início de maio. O cenário já provocou a morte de 27 pessoas, sendo a maioria no estádio San Luis Potosí, onde as temperaturas chegaram a 48ºC, com sensação térmica de 50ºC. O calorão também aumentou a pressão sobre a rede elétrica do país e chegou a provocar cortes temporários de eletricidade.
+ O que é o pirossoma e o que essa estranha criatura diz sobre o ecossistema marinho
O subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Ruy López Ridaura, informou que essa é a terceira onda de calor que o país vive somente neste ano. Centros de saúde e unidades móveis receberam postos de hidratação para auxiliar a população, enquanto o governo lançou uma campanha de informação para prevenir casos de insolação.