Mundo

Forças israelenses abrem fogo contra forças de paz da ONU no Líbano

Soldados da Organização das Nações Unidas foram confundidos com suspeitos, segundo militares do exército de Israel; ninguém se feriu

Imagem da noticia Forças israelenses abrem fogo contra forças de paz da ONU no Líbano
Forças de Paz da ONU no sul do Líbano | Divulgação/Ramiz Dallah/Anadolu/Reuters
Publicidade

Forças militares de Israel abriram fogo contra integrantes da missão de paz das Nações Unidas (ONU) no sul do Líbano neste domingo (16), em um episódio classificado pela ONU como uma violação grave. Ninguém da força internacional ficou ferido.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), soldados israelenses atiraram contra dois suspeitos na região de El Hamames, próxima à fronteira, e só depois perceberam que se tratava de integrantes da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). Os militares afirmaram que a identificação equivocada ocorreu por causa das más condições climáticas e disseram que o caso está sendo investigado.

+ Colonos israelenses extremistas incendeiam mesquita na Cisjordânia; ataque gera preocupação internacional

A Unifil relatou que os disparos partiram de um tanque Merkava posicionado dentro do território libanês e foram direcionados a soldados da missão que realizavam patrulha a pé. Tiros de metralhadora pesada atingiram o solo a cerca de cinco metros dos capacetes azuis, que precisaram se abrigar.

Segundo a missão, o tanque se retirou após os mantenedores da paz entrarem em contato com os militares israelenses pelos canais oficiais.

+ Pacientes de Gaza enfrentam espera dolorosa com hospitais sobrecarregados

A Unifil classificou o ataque como uma "grave violação" da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que determina, entre outros pontos, que nenhuma força armada pode operar no sul do Líbano além das tropas libanesas e da própria ONU.

As Forças Armadas do Líbano afirmaram, em comunicado, que violações israelenses da soberania do país geram instabilidade e dificultam o posicionamento de suas tropas na região.

+ Netanyahu se reúne com enviado dos EUA para debater trégua em Gaza

Atualmente, Israel mantém cinco postos militares em território libanês e realiza com frequência ataques aéreos no sul do país, que, segundo alegam os militares israelenses, têm como alvo posições do Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã.

Israel e Hezbollah firmaram um cessar-fogo no ano passado, prevendo que o grupo militante não poderia manter armas no sul do Líbano e que as forças israelenses deveriam se retirar completamente do país. Israel acusa o Hezbollah de tentar se rearmar, enquanto o governo libanês afirma que Israel descumpre o acordo ao permanecer em território libanês e seguir realizando ataques.

(Reportagem de Alexander Cornwell)

Publicidade

Assuntos relacionados

Israel
ONU
Paz
Líbano
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade