Ex-deputado dos EUA, brasileiro George Santos confessa culpa em acusações de fraude
Brasileiro é suspeito de lavagem de dinheiro e por cobranças em cartões de crédito de doadores sem consentimento
O brasileiro George Santos se declarou culpado de acusações de fraude durante uma audiência judicial nesta segunda-feira (19), em Nova York, nos Estados Unidos. O ex-deputado do governo norte-americano é acusado de lavagem de dinheiro de fundos de campanha para pagar despesas pessoais, e de fazer cobranças em cartões de crédito de doadores sem consentimento.
+Filho de brasileiros, deputado George Santos é detido nos EUA No entanto, a sentença definitiva deve acontecer só no dia 7 de fevereiro de 2025. Com a confissão, George Santos evitará um julgamento federal que estava marcado para começar em setembro de 2024.
Ele foi acusado formalmente no ano passado. As investigações fizeram o ex-deputado republicano ter o mandato cassado no Congresso dos Estados Unidos no fim do ano passado.
Entre outras coisas, uma investigação bipartidária do Comitê de Ética da Câmara descobriu que ele gastou dinheiro de campanha em botox, compras com produtos de marcas de luxo e em uma plataforma de conteúdo adulto.
Após perder o mandato, o ex-deputado começou a negociar uma confissão de culpa com os promotores da Justiça dos Estados Unidos. Antes, ele havia se declarado inocente à Justiça.
Como parte do acordo judicial, Santos admitiu todas as irregularidades descritas na acusação, embora tenha se declarado culpado de apenas duas das 23 acusações. Ele está em liberdade sob fiança de US$ 500.000 desde sua prisão.
+George Santos, ex-deputado dos EUA, retorna à cena como drag queen após 18 anos