Publicidade
Mundo

EUA e Rússia concordam em nomear equipes para negociar fim da guerra

Em coletiva após reunião na Arábia Saudita, secretário de Estado dos Estados Unidos também afirmou que países vão reabastecer embaixadas em Washington e Moscou

Imagem da noticia EUA e Rússia concordam em nomear equipes para negociar fim da guerra
• Atualizado em
Publicidade

Os Estados Unidos e a Rússia concordaram nesta terça-feira (18) em avançar nos esforços para encerrar a guerra na Ucrânia, disse o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após uma reunião com homólogos russos em Riade, na Arábia Saudita, para tratar o restabelecimento das relações bilaterais entre os países e o fim do conflito que completa três anos em 24 de fevereiro.

Segundo Rubio, Rússia e Estados Unidos estão comprometidos em encerrar a guerra na Ucrânia de uma maneira "justa, duradoura, sustentável e aceitável para todas as partes envolvidas".

+ Trump diz que Ucrânia tem espaço na mesa de negociações de paz com a Rússia

Ele e outros funcionários de alto escalão do governo Trump participaram da reunião, que contou com a presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e de outros altos funcionários russos, mas de nenhum representante ucraniano.

"Para encerrar qualquer conflito, todas as partes precisam fazer concessões. Não vamos pré-determinar quais serão essas concessões. Certamente, não vamos negociar isso hoje", afirmou Rubio.

"Além disso, há outras partes envolvidas que impuseram sanções. A União Europeia precisará estar à mesa em algum momento, pois também aplicou sanções. Mas acho que o ponto aqui é que o objetivo foi definido e estamos de acordo sobre ele", continuou.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que seu país não aceitaria qualquer resultado das negociações desta semana caso Kiev não participasse. Aliados europeus também expressaram preocupação por estarem sendo deixados de lado.

+ França sedia cúpula de emergência para debater guerra na Ucrânia

Além da questão ucraniana, a reunião também abordou a reaproximação entre os dois países, cujas relações atingiram o nível mais baixo em décadas sob a administração do ex-presidente Joe Biden.

Segundo Rubio, Rússia e EUA concordaram em reabastecer suas respectivas embaixadas em Washington e Moscou e em nomear equipes de alto nível para continuar as negociações.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também falou sobre o encontro. Em sua opinião, a "conversa foi muito útil". Ele mencionou os mesmos três objetivos de Rubio e disse que Washington e Moscou concordaram em nomear representantes para realizar "consultas regulares" sobre a Ucrânia.

"Nós não apenas ouvimos, mas também ouvimos uns aos outros", Lavrov. "E tenho motivos para acreditar que o lado americano começou a entender melhor nossa posição, que mais uma vez delineamos em detalhes, usando exemplos específicos, com base nos discursos repetidos do presidente Putin", completou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade