Publicidade
Mundo

França sedia cúpula de emergência para debater guerra na Ucrânia

Líderes europeus debaterão mudança na abordagem dos Estados Unidos em relação ao conflito

Imagem da noticia França sedia cúpula de emergência para debater guerra na Ucrânia
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron | Divulgação/Kiev
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá, nesta segunda-feira (17), líderes europeus para uma cúpula de emergência sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. A reunião, segundo Macron, abordará a mudança na abordagem dos Estados Unidos em relação ao conflito e os riscos associados à segurança do continente europeu.

+ Zelensky diz que não aceitará acordo de paz feito sem a participação da Ucrânia

A preocupação dos líderes é em relação ao diálogo mantido entre Donald Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. Na última semana, o líder norte-americano disse que ambos concordaram em iniciar as negociações sobre o fim da guerra. O plano, contudo, foi anunciado sem consulta à Europa, o que gerou críticas das potências.

Na quarta-feira (12), Alemanha, França, Polônia, Itália, Espanha e Reino Unido chegaram a emitir um comunicado conjunto pedindo a inclusão nas negociações de paz. No texto, os países alegaram que sua participação no diálogo é necessária para garantir a “paz justa e duradoura” tanto na Ucrânia, como no continente europeu.

+ Trump diz que pode encontrar com Putin em breve para discutir fim da guerra na Ucrânia

“Se Trump pode realmente convencer Putin a parar a agressão contra a Ucrânia, isso é uma ótima notícia. Mas serão apenas os ucranianos que poderão conduzir as discussões para uma paz sólida e duradoura. Vamos ajudá-los nessa empreitada. E nós, europeus, precisaremos fortalecer nossa segurança coletiva”, disse Macron.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade