Trump diz que pode encontrar com Putin em breve para discutir fim da guerra na Ucrânia
Autoridades norte-americanas e russas se reunirão na Arábia Saudita nos próximos dias para debater fim do conflito

Camila Stucaluc
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, no domingo (16), que pode se encontrar “muito em breve” com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir o fim da guerra na Ucrânia. Segundo ele, ambos já tiveram árduas conversas por telefone, nas quais o líder russo teria deixado implícito seu desejo de acabar com o conflito.
“Eu acho que ele [Putin] quer parar de lutar. Eu vejo isso. Nós conversamos muito e arduamente. Eu acho que ele quer parar de lutar. Eles têm uma grande máquina e poderosa. Eles derrotaram Hitler e derrotaram Napoleão. Eles estão lutando há muito tempo. Mas eu acho que ele gostaria de parar de lutar”, disse Trump.
O mesmo foi dito sobre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Trump disse acreditar que o chefe de Estado também quer acabar com a ofensiva russa, e garantiu a participação de Kiev nas negociações de paz. “Acredito que ambos querem acabar com a guerra, e querem acabar com isso rápido”, afirmou o republicano.
+ Zelensky diz que não aceitará acordo de paz feito sem a participação da Ucrânia
A declaração de Trump foi feita em meio à preparação dos Estados Unidos para o início das negociações sobre o fim da guerra na Ucrânia, que acontecerá na Arábia Saudita. A ideia é que os representantes dos países cheguem a um entendimento de cessar-fogo para, posteriormente, debaterem a ideia com Trump, Putin e Zelensky.