Trump diz que Ucrânia tem espaço na mesa de negociações de paz com a Rússia
Declaração vem após Kiev expressar preocupação com diálogo entre presidente dos EUA e Vladimir Putin

Camila Stucaluc
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, na quinta-feira (12), que a Ucrânia terá espaço na mesa de negociações de paz com a Rússia. A declaração veio após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertar que não aceitaria nenhum acordo firmado entre Washington e Moscou sem o envolvimento do país.
“Alguém disse que eu deveria ter ligado para Zelensky primeiro. Acho que não. Quer dizer, temos que descobrir se a Rússia quer fazer um acordo. Eu sei que Zelensky quer, porque ele me disse isso. Mas agora eu sei que a Rússia quer fazer um acordo”, disse. “Teremos a Ucrânia e a Rússia, e teremos outras pessoas envolvidas também”, acrescentou.
Trump ressaltou que as autoridades norte-americanas e russas se reunirão em Munique nesta sexta-feira (14), na Conferência de Segurança, e que representantes ucranianos também foram convidados. O conselheiro presidencial, Dmytro Lytvyn, no entanto, disse que Kiev não espera manter conversas com Moscou durante o evento.
O diálogo entre Ucrânia e Rússia, que estava congelado há meses, voltou após intermediação de Trump. A preocupação do governo ucraniano veio após o líder sinalizar interesse em conversar com a Rússia sem a presença de Kiev. Potências europeias também expressaram apreensão, pedindo inclusão nas negociações de paz.
+ Zelensky propõe troca de territórios com a Rússia para acordo de paz
"A Ucrânia e a Europa devem fazer parte de qualquer negociação. A Ucrânia deve receber garantias de segurança. Uma paz justa e duradoura na Ucrânia é uma condição necessária para uma forte segurança transatlântica”, disseram os países.