EUA concluem construção de píer flutuante para levar ajuda humanitária a Gaza
Cais temporário receberá grandes quantidades de alimentos e remédios para atender população; itens serão distribuídos pela ONU
Os Estados Unidos completaram, nesta quinta-feira (16), a construção do píer marítimo na costa de Faixa de Gaza para a entrega de ajuda humanitária. O território, atualmente palco da guerra entre Israel e o grupo Hamas, vem sofrendo uma intensa crise humanitária, com quase toda a população sofrendo de insegurança alimentar aguda grave.
+ "Morte em massa é iminente", diz ONU sobre escassez de alimentos em Gaza
Segundo o governo, os navios humanitários chegarão já nos próximos dias. Os itens serão recebidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também irá coordenar a distribuição em Gaza. Por ordem, os militares norte-americanos não deverão deixar o cais temporário, uma vez que estarão atuando perto da zona de guerra.
A nova porta de entrada de ajuda humanitária acontece num momento crítico em Gaza. No início de maio, as forças israelenses tomaram controle de parte da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, incluindo a fronteira com o Egito. A passagem era uma das únicas utilizadas para a entrega de ajuda humanitária, o que prejudicou as distribuições.
Organizações internacionais criticaram a ofensiva de Israel na cidade, dizendo que o acesso humanitário deve ser respeitado. O secretário-geral da ONU, António Guterres, por exemplo, disse estar “chocado” com a escalada em Rafah.
+ Citando situação humanitária, UE insta Israel a suspender ofensiva em Rafah
“Essas ações estão impedindo ainda mais o acesso humanitário e agravando uma situação já terrível. Ao mesmo tempo, o Hamas continua disparando foguetes indiscriminadamente. Os civis devem ser respeitados e protegidos em todos os momentos, em Rafah e em outros lugares de Gaza. Para as pessoas em Gaza, nenhum lugar é seguro agora”, disse.