Publicidade
Mundo

Escritor americano Paul Auster, autor de "A Trilogia de Nova York", morre aos 77 anos

Autor vinha lutando contra um câncer de pulmão desde dezembro de 2022

Imagem da noticia Escritor americano Paul Auster, autor de "A Trilogia de Nova York", morre aos 77 anos
Publicidade

O escritor norte-americano Paul Auster morreu, na noite de terça-feira (30), aos 77 anos, em Nova York (EUA). A informação foi confirmada por Jacki Lyden, amiga do romancista, a jornais locais. Segundo ela, Auster faleceu devido a complicações do câncer de pulmão – diagnóstico que recebeu em dezembro de 2022.

Auster nasceu na cidade de Newark, Nova Jersey, no dia 3 de fevereiro de 1947. Depois de se formar na Universidade de Columbia com graduação e mestrado, em 1970, mudou-se para Paris, onde ganhou a vida traduzindo literatura francesa. Quatro anos depois, ele retornou aos Estados Unidos e começou a escrever.

Foi nos anos 1980 que Auster ganhou fama, com o livro de memórias "A Invenção da Solidão", no qual abordou o relacionamento distante que tinha com o pai. Já em 1985, o autor publicou "Cidade de Vidro", romance que se tornou a primeira parte da série “A Trilogia de Nova York” – também composto por “Fantasmas” e “O quarto fechado”.

Mais tarde, a trilogia de suspense foi reunida em um único livro, sendo listado como um dos 25 romances mais significativos de Nova York dos últimos 100 anos pela T Magazine, revista publicada pelo The New York Times.

+ Madonna em Copacabana: Marinha estima operação maior do que no Réveillon

Ao todo, Auster escreveu 34 livros, nos quais brincou com temas como coincidência, acaso e destino. Além de “A Trilogia de Nova York”, obras como "No País das Últimas Coisas", "A Música do Acaso", "Palácio da Lua" e "Mr. Vertigo", lançadas nos anos 1990, consagraram o autor como um dos nomes mais reconhecidos da literatura contemporânea.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Escritor
Morte
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade