Trump diz ter enviado “grande força” de navios ao Irã em meio a tensões
Presidente dos EUA afirma que mobilização naval ocorre por "precaução"



SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou a jornalistas nesta quinta-feira (22) que mobilizou uma "grande força" de navios militares em direção ao Irã em meio as tensões entre os países nos últimos dias.
“Temos muitos navios indo naquela direção, só por precaução. Temos uma grande flotilha seguindo para lá. Vamos ver o que acontece”, disse o republicano à imprensa a bordo do Air Force One. Preferiria que nada acontecesse, mas estamos monitorando a situação de perto.
Trump não detalhou o número de embarcações nem o tipo de operação envolvida, mas disse que a movimentação tem caráter estratégico.
Protestos e tensão entre países
As relações entre Estados Unidos e Irã se deterioraram após uma série de protestos violentos que atingem o país nos últimos meses. Pelo menos 5 mil pessoas já morreram em manifestações de rua fortemente reprimidos pelo governo do país. Número inclui cerca de 500 membros das forças de segurança.
No dia 13 de janeiro, Trump afirmou que os EUA tomaria medidas "muito fortes" se o Irã começasse a executar os manifestantes detidos, sem entrar em detalhes sobre quais seriam essas medidas.
Erfan Soltani, de 26 anos, seria o primeiro manifestante a ser executado, mas a ONG de direitos humanos Hengaw afirmou que a execução foi adiada.
Os EUA também impuseram sanções a cinco autoridades iranianas acusadas de liderar a repressão aos protestos no país e informaram que estão rastreando recursos de dirigentes do regime transferidos para bancos internacionais. A medida ocorre enquanto Trump mantém a estratégia de pressão máxima sobre Teerã.









