Equador captura líder de facção que fugiu durante crise carcerária no país
Fabricio Colón Pico estava foragido desde janeiro. Neste fim de semana, equatorianos votaram a favor de endurecer leis contra o crime organizado
SBT News
A Polícia Nacional do Equador recapturou nesta segunda-feira (22) Fabricio Colón Pico, líder da gangue Los Lobos, que estava entre os mais procurados do país após fugir da cadeia em janeiro. Sua fuga de uma penitenciária em Riobamba aconteceu logo após a do também criminoso Adolfo Macías, conhecido como Fito, líder da facção Los Chorenos, em meio a uma crise carcerária.
O Equador estava em estado de exceção decretado pelo presidente Daniel Noboa e viveu dias de violência que chegaram a incluir a invasão a uma emissora de televisão durante um programa ao vivo. Telespectadores acompanharam o momento em que apresentadores e produtores foram ameaçados com armas de grosso calibre.
Entenda o que estava acontecendo no Equador
No X, antigo Twitter, a Polícia Nacional informou que Pico foi localizado em Puerto Quito, após meses de investigação. Duas pessoas foram presas com ele. Segundo a polícia, eles teriam fugido da mesma penitenciária que o criminoso.
A notícia é mais uma vitória para Noboa, que, neste fim de semana, viu a maioria dos equatorianos aprovar um referendo com questões focadas no fortalecimento da luta contra o crime organizado.
Os eleitores apoiaram 9 das 11 perguntas relacionadas ao domínio da segurança, como o papel das forças armadas na luta contra o crime organizado, o endurecimento das penas para crimes graves, a eliminação dos benefícios prisionais, e a possível extradição de equatorianos exigida pelo sistema de justiça de outros países.