Debate entre Kamala e Trump será decisivo na disputa pela Casa Branca
Democrata e republicano aparecem tecnicamente empatados em pesquisa recente de intenção de votos para presidente
Nos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump estão tecnicamente empatados em mais uma pesquisa de intenção de votos para a presidência. A disputa acirrada aumenta a expectativa em torno do primeiro debate entre os candidatos, que será transmitido para todo o país.
Filadélfia, a cidade mais populosa da Pensilvânia, se prepara para receber o debate. A região é considerada decisiva para a eleição presidencial e, junto com outros seis estados, será o foco da campanha nas próximas semanas.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo New York Times e pelo Siena College, Harris aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Trump tem 48%, configurando um empate técnico. Já em um levantamento realizado pelo Washington Post e o instituto Ipsos, a preferência entre eleitores negros mostra uma diferença expressiva: 68% afirmam que votarão em Kamala Harris, contra apenas 7% que declararam voto em Trump.
O debate entre os candidatos terá regras definidas há meses, como o uso do microfone fechado enquanto o oponente estiver falando, uma tentativa de evitar interrupções, especialmente de Trump durante as falas de Harris. Os democratas desejavam manter os microfones abertos o tempo todo para captar possíveis interrupções. Nos bastidores, a equipe de Trump trabalha para ajustar o tom do ex-presidente, evitando que ele demonstre agressividade contra a rival.
A eleitora Kim Johnson, que saiu do Texas para acompanhar o debate na Pensilvânia comentou: “Este é o período pré-eleitoral mais incomum que já vi. Será uma disputa histórica”. Como muitos americanos, ela está ansiosa para ver o desempenho dos candidatos no debate.