Eleições nos EUA: ABC News divulga regras para debate entre Kamala e Trump
Candidatos se enfrentarão pela primeira vez em 10 de setembro; “briga por microfone” gerou embate
A ABC News divulgou, na quarta-feira (4), as regras para o debate presidencial entre a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump. A sessão, marcada para o dia 10 de setembro, será moderada pelos âncoras David Muir e Linsey Davis, e terá 90 minutos de duração, com dois intervalos.
+ A aposta de Kamala e Trump entre o jovem eleitor americano
O anúncio das regras significa que tanto Kamala quanto Trump concordaram com o formato do debate, incluindo sobre a questão dos microfones, que vinha gerando debate entre os candidatos. Segundo as regras, os microfones ficarão ligados apenas para o candidato cuja vez é de falar, e silenciados quando o oponente estiver discursando.
O debate, que não terá público, será iniciado sem declarações de abertura. Na última terça-feira (3), um cara ou coroa virtual foi realizado para determinar a colocação no pódio e a ordem das declarações finais. Trump venceu o sorteio e escolheu oferecer a última declaração final. Kamala deu preferência para a posição direita do pódio na tela.
Os candidatos deverão ficar atrás de pódios durante todo o debate e nenhum adereço ou notas pré-escritas serão permitidos no palco. Cada candidato receberá uma caneta, um bloco de papel e uma garrafa de água.
No geral, cada candidato terá dois minutos para responder a cada pergunta com uma refutação de dois minutos e um minuto adicional para acompanhamento, esclarecimento ou resposta. As equipes de campanha não poderão integrar com os candidatos durante os intervalos comerciais e os políticos não poderão fazer perguntas uns aos outros.
O debate na ABC News acontecerá dois meses antes das eleições presidenciais, marcadas para 5 de novembro. Essa será a primeira vez que Kamala enfrentará Trump, já que, no debate anterior, da CNN, o presidente Joe Biden ainda representava a indicação democrata. Ele desistiu da campanha após pressão pelo mau desempenho na sessão.
+ EUA: Kamala Harris faz aceno por união e diz cogitar nomear republicano para gabinete
Com a indicação de Kamala, os democratas ganharam mais fôlego na disputa. Uma última pesquisa da CNN mostrou empate técnico entre a vice-presidente e Trump em três estados pêndulos. Kamala vem ganhando força especialmente entre mulheres, latino-americanos e eleitores da geração Z. Já Trump tem vantagem entre eleitores brancos e homens.