A aposta de Kamala e Trump entre o jovem eleitor americano
Jovens eleitores Democratas têm demonstrado engajamento voluntário na campanha de Kamala. Republicanos também apostam nesse grupo para vencer em novembro
Washington DC - A grande maioria dos jovens americanos com idade entre 18 e 29 anos está com Kamala Harris e Tim Walz. É o que cinco pesquisas de intenção de voto recentes indicam. A do New York Times com o Instituto Siena feita no começo de agosto informa 52% para a Democrata contra 36% para Trump. YouGov, Ipsos, CBS e Marquete também apontam preferência do eleitor jovem para a chapa Democrata. No cenário nacional, entre todas as faixas etárias, os rivais políticos estão tecnicamente empatados. Quando a análise é apenas dos estados chamados "pêndulo" Trump ainda leva vantagem.
+ Confira todas as colunas de Patrícia Vasconcellos
Faltam dois meses para o dia da eleição. Capítulos importantes ainda estão por vir: o primeiro debate televisionado, marcado para o dia 10 de Setembro e que Trump, há alguns dias, disse que pode não comparecer. Há também o anúncio da sentença dele no processo criminal em Nova York. Fato é que cada voto conta. Além do eleitorado hispânico e afro descendente, a população abaixo dos trinta anos é o foco.
Na convenção nacional do Partido Democrata, que aconteceu em Chicago, jovens de diferentes estados do país, cruzavam os corredores do evento empolgados. Alguns foram para o palco,
O engajamento do jovem Democrata na internet
Ryan Long é um estudante de marketing, de 22 anos, morador de Delaware. Em entrevista ao SBT Brasil, via zoom, ele falou sobre o video que criou há pouco tempo e viralizou nas redes sociais. "Porque eu fiquei acordado até as 3 da manhã fazendo uma edição de "Von Dutch Brat Coconut Tree' estrelando Kamala Harris e porque eu não consigo parar de assistir", Ryan escreveu. Brat, nome do álbum da cantora inglesa Charlie XCX, traz uma roupagem em verde limão. Uma das músicas do disco é' "Von Dutch". Ryan usou a canção para editar imagens de Kamala discursando em alguns momentos e escolheu duas falas que viraram meme. Uma brincadeira com olhar positivo.
Um desses momentos foi quando Kamala Harris, em um discurso na Casa Branca para jovens hispânicos, citou uma fala da mãe que é indiana. "Ela sempre me dizia: vocês jovens acham que caíram de um coqueiro? Tudo existe em um contexto", disse a vice-presidente, falando sobre a importância das origens. Já em uma entrevista, Kamala falou que adora os "Diagramas de Venn" — aqueles círculos que aparecem em interseção para explicar dados em apresentações escolares ou profissionais.
"Kamala é Brat", publicou a cantora inglesa Charlie XCX dizendo que a palavra pode significar, segundo ela, uma garota descolada, legal. Ryan diz que a música que ele escolheu para o video/meme se encaixa com Kamala porque "é sobre ser forte, ser poderosa, como ser aquela garota".
"Acho que ela faz um ótimo trabalho. Ela incorpora isso, especialmente a música que eu escolhi, o remix de Von Dutch". Ryan ainda falou da imagem que Kamala Harris traz para o eleitor jovem em comparação a Joe Biden. "Eu acho que Kamala tem muito interesse entre os eleitores jovens, porque muitos desses jovens liberais e progressistas ficaram muito desiludidos com o que estava acontecendo com a presidência de Biden. Eles não viram mudanças suficientes acontecendo. Não gostaram que ele parece tão velho, de algumas posições que ele assumiu sobre Gaza. Eu acho que muitas pessoas veem em Kamala uma possibilidade de mudança acontecer".
Ryan relata que já trabalha em um novo video que deve publicar em breve em suas redes sociais. Ele não é parte da campanha democrata mas quer que Kamala vença e disse que fará o possível para criar conteúdo até o dia 5 de novembro, data das eleições aqui nos Estados Unidos.