Às vésperas de debate, pesquisa mostra empate técnico entre Kamala e Trump na disputa pela Casa Branca
Candidato republicano aparece com 48% das intenções de voto, ante 47% da vice-presidente
Camila Stucaluc
Os norte-americanos continuam divididos em relação às eleições. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times no domingo (8), o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, tem 48% das intenções de voto, enquanto a vice-presidente e candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, aparece com 47%.
+ Mapa Mundi: diretamente dos EUA, veja como estão campanhas de Trump e Kamala
A sondagem foi feita entre 3 e 6 de setembro, com 1.695 eleitores registrados por todo o país. Apesar de Trump estar 1 ponto percentual à frente de Kamla, a pesquisa indica empate técnico devido à margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
No geral, Kamala é a primeira escolha de mulheres, jovens e latinos no país. A vice-presidente, no entanto, ainda enfrenta o desafio de ser mais conhecida pelo público, já que 28% dos eleitores disseram que sentiam necessidade de saber mais sobre a candidata, enquanto apenas 9% disseram o mesmo sobre Trump.
Em relação às preocupações no país, a economia é a principal questão para a maioria dos eleitores, seguida dos temas de imigração e aborto. Trump tem preferência no quesito economia e imigração, enquanto Kamala é favorita entre aqueles que consideram o aborto como a principal questão. Ela também é favorita no quesito democracia.
Estados decisivos
Kamala e Trump ainda aparecem empatados ou com pouca diferença de vantagem em sete estados decisivos para o pleito, o que mostra uma disputa acirrada. São eles:
- Wisconsin: Kamala 50%; Trump 47%;
- Michigan: Kamala 49%; Trump 47%;
- Pensilvânia: Kamala 49%; Trump 48%;
- Nevada: Kamala 48%; Trump 48%;
- Geórgia: Kamala 48%; Trump 48%;
- Carolina do Norte: Kamala 48%; Trump 48%;
- Arizona: Kamala 48%; Trump 48%.
Debate
A pesquisa foi divulgada dois dias antes do debate entre Kamala e Trump na ABC News. Na terça-feira (10), os candidatos se enfrentarão pela primeira vez, já que, no debate anterior, da CNN, o presidente Joe Biden ainda representava a indicação democrata. Ele desistiu da corrida eleitoral após pressão do partido pelo mau desempenho no diálogo.
+ Eleições nos EUA: ABC News divulga regras para debate entre Kamala e Trump
Se novembro é sobre mudança, Kamala precisará argumentar no debate que pode entregá-la. Isso porque 60% dos eleitores disseram que o próximo presidente deve representar uma grande mudança em relação a Biden. Enquanto 25% acreditam que a vice-presidente representa essa mudança, 53% falaram o mesmo sobre Trump.