Publicidade
Mundo

De olho nas eleições, Trump anuncia decreto polêmico sobre voto pelo correio e urnas

Presidente dos EUA disse que vai assinar uma medida para acabar com a votação pelo correio e por determinadas urnas em todo o país

Imagem da noticia De olho nas eleições, Trump anuncia decreto polêmico sobre voto pelo correio e urnas
Presidente Donald Trump em coletiva | Reprodução/Casa Branca
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (18) que pretende assinar um decreto antes das eleições de meio de mandato de 2026, com o objetivo de alterar o formato da votação no país. Segundo ele, liderará "um movimento" para acabar com o voto pelo correio e por determinadas máquinas de votação.

Nos EUA, em 2026, ocorrerão as eleições de meio de mandato, que servem para eleger membros do Congresso, incluindo deputados e senadores. Trump pretende tomar a ação executiva para eliminar formas de votação que considera problemáticas.

+ "Não existe a menor possibilidade de recuar nem um milímetro", diz Moraes ao The Washington Post

"Vou liderar um movimento para nos livrarmos das cédulas de votação por correio e também, já que estamos falando nisso, das máquinas de votação altamente "imprecisas", muito caras e seriamente controversas", escreveu ele em publicação em uma rede social.

Segundo o presidente, essas máquinas "custam 10 vezes mais do que o preciso e sofisticado papel com marca d'água, que é mais rápido e não deixa nenhuma dúvida, no final das contas, sobre quem ganhou e quem perdeu a eleição".

+ Trump diz que Ucrânia deve desistir da Crimeia e da Otan se quiser acabar com guerra

Se o decreto for implementado, o voto presencial poderia se tornar obrigatório em todo o país, o que mudaria a logística das eleições.

Trump argumentou que os Estados Unidos são o único país que ainda utiliza o voto pelo correio e que, em sua visão, essa modalidade é suscetível a fraudes. Ele disse que a iniciativa, que seria formalizada por meio de uma ordem executiva, enfrentará resistência do Partido Democrata.

+ Trump minimiza cessar-fogo após reunião sem acordo com Putin: "Muitas vezes não se sustenta"

"Assinarei uma ordem executiva para ajudar a trazer honestidade às eleições de meio de mandato de 2026. Lembre-se: os estados são apenas 'agentes' do governo federal na contagem e tabulação", afirmou Trump, que ainda completou:

"As eleições nunca podem ser honestas com cédulas/votação por correio, e todos, em particular os democratas, sabem disso. Eu e o Partido Republicano lutaremos como o inferno para trazer a honestidade e a integridade de volta às nossas eleições. A farsa do voto por correio, usando máquinas de votação que são um desastre completo e total, deve acabar, agora."

Anteriomente, em 25 de março, o republicano assinou decreto sobre as eleições que foi bloqueado pelos tribunais, após Estados liderados por democratas entrarem com ações judiciais. Os estadunidenses realizam eleições separadamente em cada um dos 50 Estados.

Veja na íntegra o que disse Trump no post:

"Vou liderar um movimento para nos livrarmos das cédulas de votação pelo correio e também, já que estamos falando nisso, das máquinas de votação altamente "imprecisas", muito caras e seriamente controversas, que custam dez vezes mais do que o preciso e sofisticado papel com marca d'água, que é mais rápido e não deixa NENHUMA DÚVIDA, no final das contas, sobre quem GANHOU e quem PERDEU a eleição. Agora somos o único país do mundo que usa a votação pelo correio. Todos os outros desistiram por causa da MASSIVA FRAUDE ELEITORAL ENCONTRADA. COMEÇAREMOS ESTE ESFORÇO, QUE SERÁ FORTEMENTE OPOSTO PELOS DEMOCRATAS PORQUE ELES TRAPAÇAM EM NÍVEIS NUNCA VISTO ANTES, assinando uma ORDEM EXECUTIVA para ajudar a trazer HONESTIDADE às eleições de meio de mandato de 2026. Lembre-se, os Estados são meramente um "agente" do Governo Federal na contagem e tabulação dos votos. Eles devem fazer o que o Governo Federal, representado pelo Presidente dos Estados Unidos, lhes ordena, PARA O BEM DO NOSSO PAÍS. Com suas HORRÍVEIS políticas de Esquerda Radical, como Fronteiras Abertas, Homens Jogando em Esportes Femininos, Transgênero e "WOKE" para todos, e muito mais, os Democratas são virtualmente inelegíveis sem usar esse GOLPE do Correio completamente refutado. AS ELEIÇÕES NUNCA PODEM SER HONESTAS COM CÉDULAS/VOTAÇÃO POR CORREIO, e todos, EM PARTICULAR OS DEMOCRATAS, SABEM DISSO. EU E O PARTIDO REPUBLICANO LUTAREMOS COMO O INFERNO PARA TRAZER A HONESTIDADE E A INTEGRIDADE DE VOLTA ÀS NOSSAS ELEIÇÕES. A FARSA DO VOTO POR CORREIO, USANDO MÁQUINAS DE VOTAÇÃO QUE SÃO UM DESASTRE COMPLETO E TOTAL, DEVE ACABAR, AGORA!!! LEMBRE-SE, SEM ELEIÇÕES JUSTAS E HONESTAS, E FRONTEIRAS FORTES E PODEROSAS, VOCÊ NÃO TEM NEM A MESMA FORMA DE PAÍS. OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO A ESTE ASSUNTO!!! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA."
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade