Coreia do Norte lança míssil na direção da costa sul-coreana
Projétil permaneceu no ar por quase 10 minutos e caiu no oceano
A Coreia do Norte lançou, nesta segunda-feira (22), um míssil balístico não identificado em direção ao Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão, na costa leste da Coreia do Sul. O disparo foi identificado por autoridades sul-coreanas e do Japão, que informaram que o projétil permaneceu no ar por quase 10 minutos e caiu no oceano.
+ Defesa, ataque e barganha: a influência do poder nuclear da Coreia do Norte
“Os detalhes estão sendo analisados, mas estima-se que o míssil lançado voou mais de 250 km a uma altitude máxima de cerca de 50 km, e que caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão, perto da costa leste da Península Coreana”, disse o Ministério da Defesa do Japão. A suspeita é que o projétil seja um míssil de curto alcance.
A Coreia do Norte vem realizando testes balísticos em um ritmo sem precedentes desde 2022. Apenas este ano, o país lançou dezenas de mísseis balísticos, incluindo projéteis hipersônicos e drones para ataques nucleares subaquáticos. Os testes são condenados por líderes dos Estados Unidos e Japão, que fizeram uma aliança com a Coreia do Sul.
+ Kim Jong Un aparece pilotando tanque de guerra da Coreia do Norte
“A série de ações da Coreia do Norte, incluindo seus repetidos lançamentos de mísseis balísticos, ameaçam a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional. Além disso, esses lançamentos de mísseis balísticos violam as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse o governo japonês.