Publicidade
Mundo

Começa julgamento de acusado de atacar o escritor Salman Rushdie

Homem de 27 anos deu doze facadas no escritor, que ficou cego de um olho

Imagem da noticia Começa julgamento de acusado de atacar o escritor Salman Rushdie
Julgamento do ataque ao escritor Salman Rushdie | Reprodução AP
Publicidade

Começou nesta segunda-feira (10) o julgamento do acusado de atacar e ferir o escritor indiano Salman Rushdie em 2022. A sessão acontece no tribunal do condado de Chautauqua, no norte de Nova York. Rushdie, autor de "Os Filhos da Meia-Noite" e "Versos Satânicos" foi agredido no palco, antes de fazer uma palestra nos Estados Unidos, em agosto de 2022.

Hari Matar, um americano de origem libanesa de 27 anos, esfaqueou o escritor 12 vezes no rosto, pescoço e abdômen. Rushdie perdeu um olho. Ele foi levado de helicóptero para um hospital e passou seis semanas internado.

+ Francês preso por dopar a mulher para estupros é acusado de outros crimes

Matar está detido por tentativa de homicídio e agressão, sem direito a fiança. Se condenado, pode ser sentenciado a prisão perpétua.

Salman Rushie, de 76 anos, nasceu na Índia. Filho de muçulmanos não praticantes, já se declarou ateu em algumas entrevistas. Desde 1988, quando lançou o livro 'Versos Satânicos" foi perseguido pelo Irã, por considerar a publicação ofensiva a Maomé e à fé islâmica. O escritor passou a viver sob forte esquema de segurança na Inglaterra.

* com informações da Associated Press

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade