Publicidade
Mundo

Colômbia decide suspender exportação de carvão para Israel por causa da guerra em Gaza

Presidente colombiano disse que Israel está cometendo um "genocídio" na Faixa de Gaza

Imagem da noticia Colômbia decide suspender exportação de carvão para Israel por causa da guerra em Gaza
A guerra de Israel com o Hamas teve início em 7 de outubro do ano passado, após o grupo extremista atacar o território israelense | Reprodução/Instagram
Publicidade

A Colômbia vai suspender as exportações de carvão para Israel, anunciou o presidente do país sul-americano, Gustavo Petro, em publicação no X (antigo Twitter) no sábado (8). O motivo é a forma como Israel está atuando na guerra com o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza.

+ Forças de Defesa de Israel resgatam quatro reféns do Hamas

"Suspenderemos as exportações de carvão para Israel até que o genocídio acabe", escreveu Petro na rede social. No início de maio, o presidente colombiano anunciou o rompimento das relações diplomáticas do país com Israel. Em discurso pelo Dia do Trabalhador, ele chamou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu de "genocida" por causa da morte de palestinos na Faixa de Gaza durante a guerra.

Em abril, a Colômbia já havia decidido intervir no caso da África do Sul contra Israel perante a Corte Internacional de Justiça em Haia. No dia 5 daquele mês, o país sul-americano apresentou sua Declaração de Intervenção, de acordo com o artigo 63 do Estatuto do Tribunal Internacional de Justiça, e se juntou à Nicarágua e à África do Sul contra Israel. A medida trouxe maior pressão internacional contra o conflito na Faixa de Gaza.

A guerra de Israel com o Hamas teve início em 7 de outubro do ano passado, após o grupo extremista atacar o território israelense. De acordo com a emissora catariana Al Jazeera, o número total de mortos em Gaza durante a guerra é de 37.084, e o de feridos, 84.494. Os dados são do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, comandado pelo Hamas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Colômbia
Israel
Guerra
Hamas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade