Mundo

Cineasta palestino é solto após ser agredido por exército israelense, informa co-diretor

Liberdade de Hamdan Ballal foi confirmada por Yuval Abraham, jornalista israelense parceiro em "Sem Chão", vencedor do Oscar

Imagem da noticia Cineasta palestino é solto após ser agredido por exército israelense, informa co-diretor
Hamdan Ballal e co-diretores de "Sem Chão" na premiação do Oscar 2025 | Reprodução Getty Images
• Atualizado em

Hamdan Ballal, um dos diretores palestinos do documentário vencedor do Oscar "Sem Chão", foi libertado, nesta terça-feira (25), após ser agredido por colonos israelenses e detido pelas Forças de Defesa de Israel, de acordo com jornalista isralense Yuval Abraham, que também dirigiu a obra premiada. A prisão aconteceu na segunda-feira (24), na Cisjordânia.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Yuval Abraham usou o X, antigo Twitter, para informar a libertação do amigo. "Depois de ficar algemado a noite toda e ser espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família", afirmou na publicação.

O colega do cineasta palestino também disse, em postagens anteriores, que "Hamdan foi algemado e vendado a noite toda em uma base do exército enquanto dois soldados o espancavam no chão". A informação foi confirmada pela advogada do cineasta, Leah Tsemel.

O exército israelense confirma a detenção do diretor, mas não se manifestou sobre acusações de agressões.

Para a agência de notícias Reuters, uma testemunha contou que a prisão ocorreu por causa de uma tentativa de colonos israelenses de roubar ovelhas de fazendeiros palestinos na parte ocupada da Cisjordânia.

Segundo as Forças de Defesa de Israel, os soldados precisaram intervir depois que alguns palestinos atiraram pedras nos veículos de cidadãos israelenses. Três palestinos foram detidos, incluindo Ballal, enquanto nenhum colono foi preso.

Últimas Notícias