Publicidade
Mundo

Centenas se reúnem no centro de Londres para prestar homenagens a Charlie Kirk

Ativista e influenciador de extrema direita foi baleado e morto nesta semana, enquanto discursava em universidade no estado de Utah

Imagem da noticia Centenas se reúnem no centro de Londres para prestar homenagens a Charlie Kirk
Homem ergue cartaz em que se lê "We are all Charlie" ("Somos todos Charlie"), em referência ao ativista e influenciador trumpista de extrema direita Charlie Kirk | Foto: Reuters - 12.09.2025
Publicidade

Centenas de pessoas se reuniram em frente à Estátua de Montgomery, no centro de Londres, para prestar homenagens ao ativista e influenciador trumpista de extrema direita Charlie Kirk, baleado e morto na última quarta-feira (10). O ato foi organizado pela Turning Point UK, filial britânica da organização política conservadora fundada por Kirk.

Falando para uma multidão de pouco menos de 500 pessoas, o CEO da Turning Point UK, Jack Ross, agradeceu a todos ali e afirmou que Kirk ficaria "extremamente tocado" pela presença de cada um. Ele agradeceu também aos agentes da lei dos Estados Unidos, que conseguiram prender o suspeito do assassinato, identificado como Tyler Robinson, de 22 anos.

+Charlie Kirk, assassinado em Utah, defendeu o direito de portar armas mesmo que isso custasse vidas

"A justiça não trará Charlie de volta, mas espero que [a prisão do suspeito] ajude a aliviar a dor de sua família. Pedimos que a lei não tenha piedade de Tyler Robinson", afirmou. "Embora estejamos com raiva e certamente nunca devamos esquecer essa raiva e o que eles fizeram, devemos olhar para Charlie com carinho como o homem que liderou a campanha pela disseminação do patriotismo, do cristianismo e do conservadorismo para os jovens do mundo todo."

Dezenas de pessoas que compareceram à vigília foram vistas segurando bandeiras britânicas, americanas e inglesas, além de buquês de flores. Ao tabloide britânico The Daily Mail, um homem identificado como Beau Thomas, de 34 anos, contou ter viajado por várias horas, junto da esposa e dos dois filhos pequenos, de três e um ano, para participar do evento.

+Trump promete encontrar "todos que colaboraram" para morte de Charlie Kirk

"Estou aqui para homenagear Charlie Kirk. Seu legado. Sua mensagem", disse Thomas, acrescentando que começou a assistir ao conteúdo online do ativista na época em que se tornou cristão. "Alguém que eu acredito ser um bom homem. Um homem de família. Um homem cristão."

Kirk levou um tiro no pescoço enquanto discursava na Uttah Valey University, na manhã de quarta-feira. Ele foi levado ao hospital e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. O ativista deixa a esposa, Erika, e dois filhos pequenos — um menino e uma menina.

+Testemunhas de ataque fatal contra influenciador trumpista relatam momentos de horror: 'Traumatizante'

Tyler Robinson, o suspeito pelo assassinato de Kirk, foi preso nesta sexta-feira (12). As autoridades acreditam que ele tenha agido sozinho. A motivação ainda não está clara, mas evidências coletadas podem lançar alguma luz sobre o assassinato. Entre elas, estão gravuras em cartuchos de bala recuperados do rifle de alta potência que se acredita ter sido usado no ataque.

Em uma delas, leem-se os dizeres : "Ei, fascista! Pegue!", ao lado de uma seta para cima, um símbolo de seta para a direita e outras três setas apontando para baixo. Os símbolos podem ser uma referência à Frente de Ferro, um grupo paramilitar criado em oposição ao Partido Nazista durante o período da República de Weimar na Alemanha. Outra foi gravada com as palavras da famosa canção antifascista italiana "Bella Ciao", dedicada à resistência italiana que lutou contra o nazismo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Protesto
Violência armada
Trump
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade