Publicidade
Mundo

Brasileiro recrutado pelo exército russo está desaparecido há 45 dias

José de Arimatéia, do Rio Grande do Norte, viajou em março acreditando trabalhar com tecnologia militar

Imagem da noticia Brasileiro recrutado pelo exército russo está desaparecido há 45 dias
José de Arimatéia do Nascimento de Melo | Foto: reprodução
,
Publicidade

O brasileiro José de Arimatéia do Nascimento de Melo, 33 anos, natural do Rio Grande do Norte, viajou em março para a Rússia acreditando que atuaria com drones e tecnologia no exército russo. Ao chegar ao país, contudo, foi direcionado diretamente para a guerra contra a Ucrânia. Desde 4 de agosto, sua família não recebe qualquer contato.

+ Trump e Xi Jinping dizem ter feito progressos sobre TikTok e marcam encontro na Coreia do Sul

Maria Vanessa Nascimento, irmã de José, afirmou que já tentou contato com a embaixada brasileira, mas não obteve retorno oficial. “Eles pediram os documentos dele, entregamos, mas até agora não obtivemos nenhuma posição”, disse. Segundo ela, toda a documentação exigida foi enviada, mas sem resposta concreta das autoridades.

A família teve acesso a uma cópia de uma declaração assinada por José em russo, confirmando que prestou juramento militar em junho. Emitido em Moscou em 12 de julho, o documento oficial confirma sua inclusão no exército russo. Com mais de 45 dias sem notícias, os parentes reforçam pedidos de apoio às autoridades brasileiras e clamam por informações confiáveis.

+ Três jatos da Rússia invadem espaço aéreo da Estônia e são interceptados pela OTAN

Em nota ao SBT News, o Ministério das Relações Exteriores informou que as Embaixadas do Brasil em Kiev e em Moscou estão à disposição para prestar assistência consular a brasileiros localizados na Rússia ou na Ucrânia, bem como a seus familiares. O órgão destacou que, em respeito à privacidade e às normas legais, não divulga informações pessoais nem detalhes sobre a assistência prestada.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade