Blinken visita Oriente Médio em busca de pressionar por cessar-fogo entre Israel e Hamas
Nesta segunda-feira (19), Blinken se reunirá com as principais autoridades israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, iniciou sua nona missão diplomática no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e Hamas, com o objetivo de pressionar pela rápida conclusão de um acordo de cessar-fogo.
Blinken desembarcou em Israel neste domingo (18), em um momento considerado crucial para as negociações, que devem culminar em um encontro no Cairo no final desta semana.
+ Pesquisa mostra Kamala Harris com 49% das intenções de voto nos EUA; Trump aparece com 45%
Nesta segunda-feira (19), Blinken se reunirá com as principais autoridades israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa Yoav Gallant e o presidente Isaac Herzog, antes de seguir para o Egito na terça-feira (20). O secretário busca avançar nas discussões sobre um cessar-fogo, que prevê a interrupção da maioria das operações militares israelenses em Gaza em troca da libertação de reféns pelo Hamas.
+ OEA aprova resolução e exige que atas eleitorais venezuelanas sejam divulgadas
Na sexta-feira, os mediadores EUA, Egito e Catar relataram progresso nas negociações em Doha, embora o Hamas tenha demonstrado resistência a novas demandas israelenses. A proposta em negociação prevê um processo em três fases, onde o Hamas libertaria todos os reféns capturados durante o ataque de 7 de outubro, enquanto Israel retiraria suas tropas de Gaza e libertaria prisioneiros palestinos.
Um alto funcionário que acompanha Blinken afirmou que sua chegada à região acontece em um "momento crítico" para as negociações de cessar-fogo, destacando a necessidade de uma conclusão rápida para aliviar o sofrimento civil em Gaza e evitar a escalada do conflito na região.