Mundo

Blinken visita Oriente Médio em busca de pressionar por cessar-fogo entre Israel e Hamas

Nesta segunda-feira (19), Blinken se reunirá com as principais autoridades israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

Imagem da noticia Blinken visita Oriente Médio em busca de pressionar por cessar-fogo entre Israel e Hamas
Blinken, iniciou sua nona missão diplomática no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e Hamas | Reprodução/Twitter
• Atualizado em

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, iniciou sua nona missão diplomática no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e Hamas, com o objetivo de pressionar pela rápida conclusão de um acordo de cessar-fogo.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Blinken desembarcou em Israel neste domingo (18), em um momento considerado crucial para as negociações, que devem culminar em um encontro no Cairo no final desta semana.

Nesta segunda-feira (19), Blinken se reunirá com as principais autoridades israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa Yoav Gallant e o presidente Isaac Herzog, antes de seguir para o Egito na terça-feira (20). O secretário busca avançar nas discussões sobre um cessar-fogo, que prevê a interrupção da maioria das operações militares israelenses em Gaza em troca da libertação de reféns pelo Hamas.

Na sexta-feira, os mediadores EUA, Egito e Catar relataram progresso nas negociações em Doha, embora o Hamas tenha demonstrado resistência a novas demandas israelenses. A proposta em negociação prevê um processo em três fases, onde o Hamas libertaria todos os reféns capturados durante o ataque de 7 de outubro, enquanto Israel retiraria suas tropas de Gaza e libertaria prisioneiros palestinos.

Um alto funcionário que acompanha Blinken afirmou que sua chegada à região acontece em um "momento crítico" para as negociações de cessar-fogo, destacando a necessidade de uma conclusão rápida para aliviar o sofrimento civil em Gaza e evitar a escalada do conflito na região.

Últimas Notícias