Bilionário americano volta à Terra após primeira caminhada espacial privada
Outros três civis participaram da missão Polaris Down, da empresa SpaceX
Guilherme Resck
Os quatro participantes da missão Polaris Down, da empresa SpaceX, entre eles o bilionário americano Jared Isaacman, de 41 anos, retornaram do espaço à Terra neste domingo (15).
+ Rebeldes do Iêmen atacam Israel com míssil
A missão de cinco dias, financiada por Isaacman, possibilitou a primeira caminhada espacial usando equipamentos privados e comerciais na história. Com trajes espaciais, tanto o bilionário como a engenheira Sarah Gillis, da SpaceX, flutuaram no espaço.
Os outros dois participantes da missão foram Anna Menin (também engenheira da empresa) e um amigo de Isaacman, Scott Poteet. A espaçonave orbitou mais alto que a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Espacial Hubble.
A missão foi considerada positiva. Novos trajes espaciais da SpaceX foram testados de forma bem-sucedida. Outro objetivo dela foi enviar mensagens à Terra utilizando a nova tecnologia de comunicação à laser da Starlink.
+ Tempestade deixa pelo menos sete mortos na Europa
Essa foi primeira de três missões que alimentam um desejo da SpaceX, do empresário Elon Musk, de levar pessoas para Marte.
Isaacman e Gillis são, respectivamente, a 264ª e a 265ª pessoa a fazer uma caminhada espacial na história. Até a Polaris Down, as viagens espaciais haviam sido feitas por astronautas profissionais.
No retorno à Terra, a cápsula da SpaceX caiu no Golfo do México, próximo a Dry Tortugas, na Flórida.
**Com informações da Associated Press