Política

Evento de lançamento do SBT News repercute nacionalmente e vira palco de articulações

Cerimônia de estreia do canal por assinatura reuniu autoridades, gerou declarações políticas e teve ampla repercussão na imprensa brasileira

Imagem da noticia Evento de lançamento do SBT News repercute nacionalmente e vira palco de articulações
Presidente Lula (PT), prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conversam durante evento de lançamento do SBT News, em Osasco (SP) | Foto: Rogerio Pallatta/SBT - 12.12.2025

O evento de lançamento do SBT News foi mais do que uma celebração. Tornou-se cenário de articulação e de recados políticos, no palco e nos bastidores, e demonstrou o impacto e a relevância do canal, que já no nascimento produziu informações repercutidas pela imprensa de todo o país. Pela primeira vez, o ministro Alexandre de Moraes falou sobre as sanções do governo dos Estados Unidos.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Antes do início do evento, não faltaram cumprimentos e diálogos entre autoridades de diferentes campos ideológicos, em uma demonstração de civilidade política. Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes subiu ao palco horas após ser retirado da lista de sancionados dos EUA pela Lei Magnitsky.

Em seu discurso, Moraes afirmou que "a verdade prevaleceu" e classificou o episódio como uma tripla vitória: do Judiciário brasileiro, que, segundo ele, não se envergou a ameaças ou coações; da soberania nacional; e da democracia. O ministro destacou que o Judiciário seguirá atuando com imparcialidade, seriedade e coragem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também celebrou a decisão do governo americano e associou a retirada de Moraes da lista de sanções ao aniversário do ministro, que completa 57 anos neste sábado (13). Lula afirmou que o reconhecimento representou uma vitória do Brasil e da democracia brasileira e defendeu que um país não pode punir autoridades de outra nação por cumprirem sua Constituição.

As declarações repercutiram amplamente nos principais veículos de comunicação do país, como o Jornal Nacional, da TV Globo, e o jornal O Globo. O portal G1 publicou matéria cujo título foi "Moraes agradece a Lula após Estados Unidos retirarem sanções da Lei Magnitsky: 'Verdade prevaleceu'", citando frase dita por Moraes no evento do SBT News.

O Estadão estampou: "Moraes agradece a Lula após sair da lista de sanções da Lei Magnitsky e fala em vitória da soberania nacional", além de destacar a declaração de Lula sobre o "presente de aniversário" dado a Moraes. O portal Metrópoles também destacou o agradecimento do ministro. Já a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, trouxe bastidores do evento, relatando o clima descontraído do ministro após o fim das sanções.

Outras declarações feitas durante o lançamento também ganharam destaque. Primeiro político a discursar no evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu ajuda do presidente Lula para enfrentar a crise com a distribuidora de energia Enel, em meio aos apagões que atingem a maior cidade do país.

No discurso, Nunes afirmou esperar que, na estreia do SBT News, São Paulo já não estivesse sem energia e solicitou apoio do governo federal para resolver a situação. O pedido foi reforçado nos bastidores, em conversa entre o prefeito, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula.

O diálogo também repercutiu na imprensa. O Estadão publicou que Nunes cobrou Lula sobre a crise da Enel durante o evento. A rádio CBN divulgou imagens da conversa informal entre os políticos. O portal R7 destacou o tom da conversa nos bastidores, enquanto o Metrópoles noticiou o encontro entre Nunes, Tarcísio e Lula sobre a falta de energia em São Paulo. A Folha de S.Paulo informou que Lula prometeu enviar um ministro a São Paulo para discutir a crise de energia. Já O Globo destacou a interação cordial entre Lula e Tarcísio durante o evento.

Entre os diferentes poderes, esferas e posicionamentos políticos presentes no lançamento, um tema foi unânime: a importância do SBT News para o combate à desinformação, a defesa da liberdade de imprensa e o fortalecimento da democracia.

Alexandre de Moraes afirmou que o combate à desinformação, ao discurso de ódio e à polarização só é possível com boa informação, liberdade de imprensa, seriedade e competência jornalística. Segundo ele, a liberdade de imprensa é um dos grandes pilares das democracias e só se consolida com órgãos sérios, críticos, isentos e competentes, características que atribuiu ao SBT News.

O presidente Lula reforçou que a imprensa só é útil quando é livre e não partidária. Ele defendeu que o papel do jornalismo é informar os fatos e permitir que a população faça suas próprias interpretações, sem julgamentos prévios por parte dos jornalistas.

No encerramento, a repórter Paola Cuenca destacou que, a partir da próxima segunda-feira, além do SBT, o público poderá contar com o SBT News para se manter bem informado 24 horas por dia. Segundo ela, é do centro do poder, em Brasília, que a equipe estará mobilizada para apurar e informar sobre as principais decisões que impactam a vida do brasileiro, mostrando o fato como ele é.

Assuntos relacionados

lançamento
SBT News
repercussão

Últimas Notícias