Resenha: com escassez de anúncios, paixão dos fãs brasileiros vira ponto alto da CCXP25
Maior evento de cultura pop do mundo aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro, em São Paulo; veja destaques da edição

Karyn Souza
Um dos eventos mais aguardados do ano para os fãs de cultura pop e geek, a CCXP25 reuniu 284 mil pessoas, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
Considerado o maior festival do gênero no mundo, em termos de público, a CCXP se consagrou, nos últimos 12 anos, como a principal data nos calendários de grandes estúdios para o lançamento de produções aguardadas do cinema e do streaming - como em 2022, quando a feira recebeu o próprio presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, para comentar sobre a então nova fase do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), além dos atores Paul Rudd e Evangeline Lilly, o Homem-Formiga e a Vespa, e Zoë Saldaña, a Gamora de Guardiões da Galáxia.
Na edição deste ano, porém, faltas como a da própria Marvel foram sentidas pelos fãs - que, do MCU, tiveram apenas o gostinho do trailer da segunda temporada de "Demolidor: Renascido" e de "Magnum", nova série sobre o herói Wonder Man.
Já a dona da Marvel, a Disney, contou somente com um painel no palco principal da feira, o Thunder, que teve como foco produções de seu streaming, com destaque para os painéis de “Paradise” - com os atores Sterling K. Brown e Shailene Woodley - e de “Percy Jackson e os Olimpianos” - com Walker Scobell, Leah Sava Jeffries, Aryan Simhadri e Charlie Bushnell.
E quando o assunto é streaming, a ausência mais sentida pelos amantes de cultura pop foi, com certeza, a da Netflix que, pelo segundo ano consecutivo, não teve seu próprio espaço no evento - e, com exceção do ator Tom Wlaschiha, que participou de "Stranger Things" e esteve na feira - também não ocupou um horário nos palcos da CCXP.
A ausência de uns, a glória de outros
Mas, se por um lado houve uma lacuna por parte de alguns estúdios, houve também quem investisse pesado na CCXP25. Um grande exemplo foi a Warner Bros. Discovery (WBD).
Em meio ao cabo de guerra entre Netflix e Paramount pela aquisição da WBD, o estúdio apareceu com força na edição deste ano, com um estande destacando alguns de seus próximos lançamentos nos cinemas, como “Supergirl” e “Mortal Kombat 2”, além de um dos grandes destaques da feira este ano: a ativação de "It: Bem-Vindos a Derry", série do streaming HBO Max, que também movimentou o Thunder com seu elenco, Rudy Mancuso e Chris Chalk.
Outra grande contribuição da Warner foi o evento em comemoração aos 20 anos da série "Supernatural". “Road to Hell” contou com a presença de parte do elenco principal - Misha Collins, Jim Beaver, Richard Speight Jr., Rob Benedict e Kathryn Newton - em painéis nos palcos Thunder e Omelete, além de experiências exclusivas como uma sessão de karaokê entre fãs e atores.
Já os protagonistas Jensen Ackles e Jared Padalecki, para a frustração dos fãs, compuseram o time das ausências, e só foram aparecer de certa forma “reunidos” no painel de "The Boys" - série do Prime Video também criada e produzida por Eric Kripke, que confirmou o reencontro entre Misha, Jared e Jesen.
A escolha da Amazon pelo Brasil para a divulgação do material inédito da 5ª e última temporada de "The Boys" foi, inclusive, a maior demonstração da força do público brasileiro no mercado e, por consequência, de eventos como CCXP.
Com a presença dos atores Erin Moriarty, Laz Alonso, Tomer Capone, Karen Fukuhara, Colby Minifiee e do próprio Kripke, o painel de "The Boys" foi um dos mais celebrados (e barulhentos) da 12ª edição do evento. A série contou ainda com um espaço próprio dentro do espaço do Prime Video, que também trouxe ao Brasil o elenco de "Fallout".
"Come to Brazil" é um convite ao sucesso
Entre idas e vindas de marcas e estúdios, um componente se mantém firme e pulsante nas veias e corredores da CCXP: o amor e engajamento do público brasileiro. E os estúdios que entenderam isso e decidiram olhar com carinho para o Brasil tiveram, novamente, a demonstração do potencial de marketing de um fandom devidamente engajado.
No país onde tudo vira meme ou trend no Tiktok, onde marcas se transformam em estilo de vida e artistas em ícones da cultura pop, a coreografia de Soulja Boy de Timothée Chalamet ao entrar no palco colabora mais com a campanha de "Marty Supreme" ao Oscar do que a própria divulgação da Diamond Films.
“Os filmes parecem ficar maiores no Brasil. (…) As pessoas são loucas em um bom sentido", observou Timothée Chalamet.
E Timothée não foi o único a perceber esse diferencial do público aqui. Depois de entrar distribuindo pão de queijo para a plateia, Misha Collins disse estar impressionado com o tamanho do fã clube brasileiro de Supernatural e sua fidelidade ao elenco, mesmo após o fim da série, em 2020.
"Eu não acho que é um exagero, os fãs brasileiros são os melhores. E vocês são, de longe, também os mais loucos. É incrível ver que quando postamos algo em português ou sobre o Brasil, os números nesses posts são simples impressionantes. Eu postei um vídeo meu fazendo pão de queijo, e acho que foi o post mais popular que eu já criei na vida. E nem foi em inglês", disse Misha Collins.
A mesma percepção se repetiu com o elenco de "The Boys". “Aqui eu me sinto uma rock star, me sinto como os Beatles”, enfatizou Colby Minifiee enquanto era ovacionada. E, para um desavisado, o painel da série poderia ser tranquilamente confundido com o show de uma banda de rock. "Vocês são tão incríveis, a energia de vocês é tão palpável! É uma experiência tão emotiva saber que somos tão amados... é uma loucura", acrescentou Erin Moriarty, emocionada.
O fato é que as ausências foram, sim, sentidas, e os preços e as longas filas muito criticadas. Mas, o que prevaleceu nas redes sociais foram os registros de milhares de fãs ovacionando cada um dos artistas que subiu no palco, e atores completamente chocados respondendo com um “Eu te amo, Brasil” emocionado. E, no final dos quatro dias, é tudo que a CCXP precisa para manter sua relevância na indústria do entretenimento. Não à toa, a 13ª edição já foi confirmada para a semana de 3 a 6 de dezembro de 2026 e, sem dúvidas, voltará a arrastar uma multidão fiel e apaixonada.









