Verificação racial do CPNU 2 segue neste domingo (14) em 224 municípios
Ausência pode resultar na perda do direito à vaga; procedimento inclui registro fotográfico, filmagem e coleta biométrica


SBT News
Candidatos que se autodeclararam negros na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) devem participar, neste domingo (14), do segundo dia da etapa obrigatória de confirmação das ações afirmativas. Cerca de 14.651 candidatos devem realizar o procedimento — que teve início neste sábado (13), às 8h — durante o fim de semana. A ausência pode resultar na perda do direito à vaga.
A verificação presencial acontece em 224 municípios em todo o país. A lista oficial dos locais de realização está no site da organização do concurso.
Pela manhã, os portões ficam abertos das 7h às 7h45, e o procedimento se inicia às 8h. À tarde, a abertura ocorre das 13h às 13h45, com início às 14h.
O procedimento inclui registro fotográfico, filmagem e coleta biométrica. Caso a autodeclaração não seja confirmada, o candidato perde o direito à cota racial e permanece apenas na ampla concorrência, desde que tenha nota suficiente.
A verificação é exclusivamente fenotípica, ou seja, considera apenas as características físicas do candidato, e conduzida por uma comissão formada por cinco integrantes, com diversidade de gênero, cor e origem regional.
O percentual de vagas reservadas para pessoas autodeclaradas negras é 25%. Nesta segunda edição do CPNU, também foram criadas cotas para pessoas indígenas (3%) e quilombolas (2%).









