Civis da missão Polaris Dawn fazem a primeira caminhada espacial da história; assista
Após chegar a 1.400 km de altura da órbita espacial, os tripulantes ficaram fora da nave por duas horas
Na manhã desta quinta-feira (12), os tripulantes civis da missão Polaris Dawn realizaram a primeira caminhada espacial da história. Com duração de duas horas, a aventura aconteceu durante o terceiro dia missão na órbita da Terra.
+ SpaceX lança missão Polaris Dawn para a primeira caminhada espacial com civis
A tripulação formada por Jared Isaacman, bilionário que financiou a jornada espacial, Scott "Kidd" Poteet, Sarah Gillis e Anna Menin alcançou a altitude de 1.400 km com a cápsula Crew Dragon, que depois, reduziu sua órbita para 737 km.
Neste ponto, a nave da SpaceX foi despressurizada e Isaacman saiu do veículo espacial às 7h48, horário de Brasília. Logo na sequência, às 8h04, Sarah Gillis saiu.
+ Todas as notícias sobre a SpaceX
A dupla testou a mobilidade dos seus trajes espaciais, que foram desenvolvidos exclusivamente para esta missão.
Depois, às 8h14, a escotilha da cápsula Crew Dragon foi fechada para pressurização.
“SpaceX, em casa ainda temos muito trabalho a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito”, comentou Isaacman.
Os trajes testados foram criados para ser flexíveis e leves, considerando a segurança nas condições do espaço. A própria Crew Dragon foi modificada para a missão.
+ Missão Polaris Dawn foi adiada várias vezes Entenda
Durante a caminhada no espaço, os astronautas saíram por uma escotilha chamada Skywalker, que tem uma escada e estruturas para apoio aos aventureiros espaciais.
A missão ainda vai realizar outros experimentos e atividades e deve voltar ao planeta no sexto dia, quando a nave vai pousar no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, com ajuda de paraquedas.