SpaceX lança missão Polaris Dawn para a primeira caminhada espacial com civis
Foguete Falcon 9 e cápsula Dragon com quatro tripulantes partiu da Flórida no final da madrugada desta terça-feira (10)
Após incertezas sobre as condições climáticas, no final da madrugada desta terça-feira (10), a SpaceX lançou a tripulação totalmente civil da missão Polaris Dawn a bordo do foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.
+ De novo? Missão Polaris Dawn foi adiada pela SpaceX. Entenda
O Falcon 9 deixou o solo da plataforma 39A do centro espacial às 6h24, no horário de Brasília.
A tripulação é formada pelo bilionário Jared Isaacman, que será o comandante; o piloto Scott Poteet; e as especialistas de missão Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras da SpaceX.
A missão foi financiada por Isaacman e deveria ter sido lançada originalmente em 2022. No entanto, a aventura espacial foi cancelada várias vezes, enquanto a SpaceX de Elon Musk desenvolvia novos trajes espaciais e fazia modificações no interior da cápsula Crew Dragon.
+ Missão da SpaceX que tenta caminhada espacial é adiada após problema técnico
Este é o primeiro de uma série de três lançamentos do Programa Polaris, que é financiado por Isaacman e tem o propósito de promover a exploração espacial privada, além de arrecadar fundos para o Hospital de Pesquisa Infantil Saint Jude.
Primeira caminhada espacial civil
Em cinco dias, a equipe tem o objetivo de completar algumas órbitas, chegando à altitude máxima de 1.400 km, levando a tripulação para a maior distância já alcançada por humanos desde a missão Apollo.
Será também a primeira caminhada espacial civil, a uma altitude de 700 km, que deve ocorrer no terceiro dia da missão, com duração de três horas. Isaacman e Gillis sairão da cápsula, enquanto os outros dois tripulantes permanecerão no veículo espacial.
+ Todas as notícias sobre a SpaceX
Além disso, as mulheres da equipe, Menon e Gillis, também farão história, sendo as primeiras a chegar tão longe no espaço.
A equipe também deverá conduzir mais de 30 experimentos, como um que envolve imagens em raios X da radiação nos Cinturões de Van Allen, grandes concentrações de partículas energéticas que cercam a Terra.
Após a missão e os feitos espaciais, a equipe retornará, com o pouso previsto no litoral da Flórida, Estados Unidos.