Feira Imigração em Cena celebra cultura afegã neste domingo (14) em SP
Evento reúne música, gastronomia, artes e serviços gratuitos para imigrantes e refugiados afegãos na capital paulista


SBT News
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em São Paulo, recebe neste domingo (14) a 4ª edição da Feira Imigração em Cena, evento que apresenta ao público a cultura afegã por meio de música, dança, gastronomia, artesanato e rodas de conversa. A iniciativa é promovida pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) em parceria com instituições nacionais e internacionais que atuam no acolhimento de imigrantes e refugiados.
A feira contará com ao menos 20 expositores afegãos, que vão apresentar produtos típicos, como tapetes, tecidos, artesanato e pratos tradicionais. Entre as opções gastronômicas estão o mantu, pastel cozido recheado com carne, e o ashak, feito com cebolinha e alho-poró, servido com molho de tomate ou iogurte e finalizado com menta seca.
O público também poderá participar de oficinas de pintura com henna, caligrafia persa, além de assistir a apresentações musicais, danças e filmes que retratam aspectos da vida no Afeganistão.
A programação inclui ainda rodas de conversa com cineastas e artistas, ampliando o debate sobre identidade, cultura e migração. Durante todo o dia, voluntários do CDHIC vão oferecer atendimento gratuito a imigrantes e refugiados, com orientações sobre documentação e direitos.
Segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), entre janeiro e outubro de 2023, 4.875 afegãos entraram no Brasil, muitos deles fixando residência em São Paulo após fugir do regime do Talibã.
A Feira Imigração em Cena também marca as celebrações do Dia Mundial do Imigrante, lembrado em 18 de dezembro, data instituída pelas Nações Unidas para reforçar a importância dos direitos das pessoas migrantes.
Serviço
Feira Imigração em Cena – Edição Comunidade Afegã
Data: 14 de dezembro
Horário: 11h às 18h
Local: Complexo Cultural Funarte SP – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Entrada: gratuita
Realização: CDHIC e Organização de Resgate de Refugiados Afegãos (ARRO), com apoio da Prefeitura de São Paulo, Funarte, ACNUR, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e Rede Sem Fronteiras.
Programação
11h às 11h20: Abertura oficial
11h às 12h: Conta um Conto: O Elefante na Escuridão, de Idris Shah – Be Generous
12h às 13h: Exibição da animação 'A Ganha-Pão'
13h às 14h: Oficina de Henna
14h às 16h: Exibição do documentário 'In the Name of My People' e roda de conversa com o diretor Rodrigo Guim
15h às 16h: Oficina de Dança Afegã
16h às 17h: Oficina de Caligrafia Persa
17h às 18h: Orquestra do Mundo – músicas do mundo e músicas afegãs
17h50 às 18h: Encerramento oficial









