Publicidade
Mundo

Novo áudio da implosão do submersível Titan é divulgado pela Guarda Costeira dos EUA; ouça

Gravação de pouco mais de 20 segundos registra um forte estrondo; segundo autoridades, esse foi o momento em que embarcação se despedaçou

Imagem da noticia Novo áudio da implosão do submersível Titan é divulgado pela Guarda Costeira dos EUA; ouça
Publicidade

Um pouco mais de um ano depois do acidente que matou cinco pessoas durante uma expedição aos destroços do Titanic no Oceano Pacífico, o Conselho de Investigação Marítima da Guarda Costeira dos Estados (USCG) divulgou o áudio do que seria o momento da implosão do submersível Titan, em 18 de junho de 2023.

O Monitoramento Acústico Passivo (MAP) foi feito pela Rede de Estações de Referência de Ruído Oceânico NOAA/NPS a aproximadamente 1,4 km do local da implosão. Segundo o USCG, essa seria a assinatura acústica da implosão do submersível. Ouça o áudio

Na gravação de um pouco mais de 20 segundos é possível escutar um forte estrondo, o que a USCG acredita ser o momento do colapso da estrutura da embarcação experimental. Havia cinco pessoas a bordo e nenhuma sobreviveu. Estavam a bordo Stockton Rush, diretor-executivo e co-fundador da OceanGate; Hamish Harding, bilionário britânico dono da empresa de aviação Action Aviation; Shahzada Dawood, empresário paquistanês; Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês; Paul-Henry Nargeolet,ex-comandante da Marinha Francesa e um dos principais especialistas no naufrágio do Titanic.

+ Quem são as vítimas que morreram no submarino da OceanGate

O caso foi acompanhado pelo mundo na época e virou documentário. Lançado no início do ano passado, o documentário "Minute By Minute: The Titan Sub Disaster" (Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan, em tradução livre), produzido pela ITN Productions para a emissora britânica Channel 5, também trouxe outro áudio inédito até então: os últimos sons emitidos pelo submersível.

No registro obtido pela Força Aérea Canadense é possível ouvir o que seriam batidas na parede do submersível durante os mais de cinco dias de buscas no Oceano Atlântico.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade