Atividade suspeita de drones volta a interromper voos em aeroporto na Dinamarca
Episódio ocorre dias depois de incidentes semelhantes em Copenhague; polícia investiga caso

SBT News
com informações da Reuters
O aeroporto dinamarquês de Aalborg, usado para voos comerciais e militares, foi fechado nesta quinta-feira (25) devido à presença de drones suspeitos em seu espaço aéreo. O episódio ocorre dois dias após o principal terminal aéreo do país, em Copenhague, ter os voos interrompidos pelo mesmo motivo.
Ao todo, os drones sobrevoaram o espaço aéreo de Aalborg por cerca de três horas. Segundo a polícia nacional dinamarquesa, os aparelhos operaram num padrão semelhante aos que interromperam os voos no aeroporto de Copenhague — incidente considerado pelo país o mais grave até o momento.
"É muito cedo para dizer qual é o objetivo dos drones e quem é o ator por trás", disse um policial, acrescentando que os esforços para derrubar os drones não tiveram sucesso e que os operadores de drones ainda não foram presos.
Além dos voos comerciais, o fechamento do aeroporto de Aalborg afetou as Forças Armadas da Dinamarca, já que é usado como base militar. Os militares dinamarqueses disseram que estavam ajudando a polícia local e nacional na investigação, mas se recusaram a comentar mais sobre o assunto.
+ Zelensky diz que convidou Lula para ir à Ucrânia em encontro bilateral
Na segunda-feira (22), as autoridades da Noruega também fecharam o aeroporto de Oslo depois que um drone foi visto no local. Inicialmente, houve suspeitas do envolvimento da Rússia no incidente, já que, nas últimas semanas, jatos e drones de Moscou violaram o espaço aéreo da Polônia e Estônia. Até o momento, a hipótese não foi confirmada.