Ataque com drone é lançado em direção à casa de premiê israelense
Benjamin Netanyahu não estava na residência no momento do bombardeio; governo não citou responsável
A casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi alvo de um ataque com drone na manhã deste sábado (19). Segundo o governo, o ataque aconteceu na cidade de Cesareia, na região norte do país. Netanyahu e a família não estavam na residência no momento do bombardeio e, portanto, não houve relato de vítimas.
O lançamento ainda não foi atribuído a um responsável. O exército israelense, no entanto, afirmou que, além do drone, outros 55 projéteis foram disparados contra Israel nas últimas horas. A maioria foi lançada na fronteira do país com o Líbano – atual base do grupo extremista Hezbollah, com quem Israel vem intensificando os combates.
O ataque contra a casa de Netanyahu acontece dois dias após o Hezbollah anunciar uma “nova fase de escalada” no confronto contra Israel. Em comunicado, o grupo, apoiado pelo Irã, disse que começaria a utilizar mísseis balísticos com alto poder de mira.
A possibilidade de uma nova escalada aumenta a preocupação da comunidade internacional, que teme uma guerra regional no Oriente Médio. Isso porque os combates no Líbano acontecem em meio à guerra na Faixa de Gaza, onde Israel tenta “destruir” o grupo extremista Hamas – aliado do Hezbollah no chamado Eixo da Resistência.
Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano já descreveram o “enorme desafio” de tentar alcançar os 1,2 milhão de pessoas que fugiram dos bombardeios israelenses. Eles temem que o país se torne uma “nova Gaza”, uma vez que as evacuações em massa já começaram a impactar a alimentação e a segurança dos civis.
+ Yahya Sinwar: Israel divulga novo vídeo da execução de líder do Hamas
"Não podemos e não vamos desistir de nossos apelos por um cessar-fogo imediato em Gaza e no Líbano e ajuda imediata para salvar vidas a todos aqueles que precisam desesperadamente”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.