Yahya Sinwar: Israel divulga novo vídeo da execução de líder do Hamas
Prédio em que o chefe do grupo estava foi bombardeado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF)
Imagens de um tanque israelense bombardeando o prédio onde o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi morto foram divulgadas pelo exército israelense nesta sexta-feira (18). Considerado um dos articuladores do ataque de 7 de outubro de 2023, Sinwar foi executado na quarta-feira (16), durante uma operação das Forças de Defesa de Israel (IDF) em Rafah, na Faixa de Gaza.
Nas novas imagens, é possível ver o momento em que a tropa israelense dispara contra edifícios, lançando destroços e estilhaços. Sinwar estava no prédio e ficou gravemente ferido no bombardeio. Em vídeo divulgado anteriormente, feito por um drone, é possível ver o líder do grupo sentado em uma poltrona em um dos apartamentos do edifício bombardeado. Ele ainda tenta lançar um objeto contra o dispositivo, mas não consegue.
O Exército israelense afirmou que testes de DNA e análises de arcadas dentárias foram realizados para confirmar a identidade de Sinwar.
Quem era Yahya Sinwar?
Yahya Sinwar era o mais alto dirigente do Hamas na Faixa de Gaza. Ele se tornou o líder do Hamas após a morte de Ismail Haniyeh, que foi assassinado em uma explosão no Irã em julho, um ato amplamente atribuído a Israel. Sinwar, um dos primeiros membros do Hamas, formado em 1987, foi um dos mais de 1.000 prisioneiros palestinos libertados em 2011 pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em troca do soldado israelense capturado pelo Hamas durante um ataque transfronteiriço. Sinwar foi fundamental na arquitetura do ataque a Israel em 7 de outubro de 2023, que resultou em perdas significativas.