Hezbollah anuncia “nova fase” da guerra e escalada no conflito com Israel
Declaração aumenta temores da comunidade internacional de uma guerra regional no Oriente Médio
O grupo extremista Hezbollah anunciou, na quinta-feira (17), que irá lançar uma “nova fase de escalada” no confronto contra Israel. As hostilidades vêm se intensificando desde setembro deste ano, sobretudo no sul do Líbano – base do grupo –, o que já provocou a evacuação de milhares de moradores e mais de 2 mil mortes.
Apesar de não ser citado, a declaração do Hezbollah foi feita logo após a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, pelo exército israelense. Ele, assim como outros militantes assassinados por Israel, era aliado do grupo, no chamado Eixo da Resistência.
A possibilidade de uma nova escalada aumenta os temores da comunidade internacional, que prevê uma nova guerra regional no Oriente Médio. Isso porque os combates no Líbano acontecem em meio à guerra na Faixa de Gaza, onde Israel tenta “destruir” o Hamas. A ofensiva vem afetando milhares de civis e já resultou na morte de 43 mil pessoas.
Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano descreveram o “enorme desafio” de tentar alcançar cerca de 1,2 milhão de pessoas que fugiram dos bombardeios israelenses. Eles temem que o país se torne uma “nova Gaza”, uma vez que as evacuações em massa já começaram a impactar a alimentação e segurança dos civis.
+ Exército de Israel pede que moradores deixem o sul de Beirute
"Não podemos e não vamos desistir de nossos apelos por um cessar-fogo imediato em Gaza e no Líbano e ajuda imediata para salvar vidas a todos aqueles que precisam desesperadamente”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.