Publicidade
Mundo

Exército de Israel pede que moradores deixem o sul de Beirute

Militares disseram que região será alvo de futura operação contra integrantes do Hezbollah

Imagem da noticia Exército de Israel pede que moradores deixem o sul de Beirute
Exército de Israel em ação no Líbano | Divulgação/Forças de Defesa de Israel
Publicidade

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) emitiram um alerta, na madrugada desta quarta-feira (16), para que moradores deixem o sul de Beirute, capital do Líbano. O aviso englobou alguns prédios no subúrbio da região, onde os militares disseram que farão uma futura operação contra alvos do Hezbollah.

“Para sua segurança e a segurança de seus familiares, você deve evacuar este prédio e os edifícios vizinhos imediatamente e ficar longe deles por uma distância não inferior a 500 metros”, disse o porta-voz militar israelense, Avichai Adrei.

O sul do Líbano vem sendo o principal alvo das forças de Israel contra o Hezbollah. Segundo os militares, apenas nas últimas 24 horas, 140 “alvos terroristas” foram atacados, incluindo depósitos de armas, lançadores direcionados ao território israelense e edifícios militares. Alguns militantes do grupo também foram mortos.

Em resposta, o Hezbollah lançou cerca de 50 projéteis contra Israel, além de dois drones. A maioria dos equipamentos foi interceptada pelos sistemas de defesa israelense, enquanto outros atingiram áreas desertas. Não houve relato de vítimas.

A intensificação dos combates entre Israel e Hezbollah vem alarmando a comunidade internacional, que teme uma guerra regional no Oriente Médio. Isso porque o conflito no Líbano acontece em meio à guerra na Faixa de Gaza, onde os soldados israelenses tentam “destruir” o grupo extremista Hamas – parceiro do Hezbollah.

+ EUA dão 30 dias para Israel aumentar o fluxo de ajuda humanitária a Gaza

Em meio ao cenário, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu a plena implementação de sua resolução 1701, que foi adotada em 2006 com o objetivo de manter a paz na fronteira entre o Líbano e Israel. “Precisamos de um cessar-fogo que seja sustentado por um processo de paz significativo. Só assim quebraremos o ciclo de violência”, disse Jean Lacroix, chefe das Forças de Paz.

Publicidade

Assuntos relacionados

Israel
Líbano
Hezbollah
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade