Ataque a tiros em universidade da República Tcheca deixa ao menos 14 mortos
Atirador estava com um fuzil e disparou contra estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Charles, em Praga
Emanuelle Menezes
Um ataque a tiros na Faculdade de Letras da Universidade Charles, em Praga, na República Tcheca, deixou pelo menos 14 mortos e outras dezenas de feridos, nesta 5ª feira (21.dez). Segundo a polícia local, o atirador está entre os mortos.
+ Leia mais notícias do SBT News
"O atirador foi eliminado! Todo o edifício está sendo evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos no local", disse a polícia Tcheca no X (antigo Twitter).
Segundo o canal estatal Czech Television, há pelos menos outros 24 feridos, sendo 11 graves, 8 moderados e 5 com ferimentos leves, todos levados para hospitais. Os números ainda podem aumentar, alertaram as autoridades.
De acordo com relatos, o atirador estava com um fuzil e disparou contra estudantes da universidade, que fica em frente à Jan Palache Square, na cidade velha de Praga.
Funcionários da biblioteca da faculdade salvaram a vida de cerca de 50 alunos ao trancá-los em uma sala de informática sem janelas, onde aguardaram a intervenção policial, contou um estudante de ciências políticas para a Czech Television. "Eles foram profissionais incríveis", disse.
A polícia local pediu que os cidadãos não permaneçam nas imediações e não saiam de casa.
Nas redes sociais, vídeos mostram o desespero das pessoas que estavam nas imediações da faculdade no momento do ataque.