Arqueólogos descobrem cidade maia perdida em selva no México
Denominado "Valeriana", complexo possui praças, pirâmides e anfiteatros
Arqueólogos descobriram uma grande cidade maia escondida no meio de uma selva no estado de Campeche, no México. O local, denominado “Valeriana”, foi identificado por meio da tecnologia de sensoriamento remoto, que utiliza lasers para mapear as estruturas sob a vegetação. Com isso, são geradas imagens tridimensionais.
+ Robô da Nasa encontra mineral inédito em Marte
Ao todo, são 16,6 km² de assentamento urbano – situado a cerca de 100 km do famoso sítio arqueológico de Calakmul, o maior centro maia da América Latina. Foram descobertas estruturas clássicas de uma cidade maia, como praças, pirâmides, anfiteatros e uma quadra esportiva. Os traços indicam uma data de fundação anterior a 150 d.C.
“O governo nunca soube disso, a comunidade científica nunca soube disso. Isso realmente coloca um ponto de exclamação por trás da afirmação de que não, não encontramos tudo e, sim, há muito mais a ser descoberto”, disse Luke Auld-Thomas, antropólogo da Northern Arizona University e líder da equipe de pesquisa que descobriu a cidade.
Segundo ele, o grupo está planejando acompanhar o trabalho de campo em Valeriana, já que a cidade recém-descoberta pode oferecer “lições valiosas à medida que partes do planeta lidam com demandas de urbanização em massa”.
+ Cientistas descobrem caverna na Lua que pode servir de abrigo para humanos
"Havia cidades que eram extensas colchas de retalhos agrícolas e hiperdensas; havia cidades altamente igualitárias e extremamente desiguais. Dados os desafios ambientais e sociais que enfrentamos com o rápido crescimento populacional, só pode ajudar a estudar cidades antigas e expandir nossa visão de como pode ser a vida urbana”, disse.