Robô da Nasa encontra mineral inédito em Marte
Cristais de enxofre puro amarelos foram revelados após o rover Curiosity passar sobre uma rocha
A Nasa anunciou nesta semana que encontrou em Marte, por meio do veículo de exploração espacial Curiosity, cristais de enxofre puro amarelos, mineral que nunca tinha sido visto antes no planeta.
+ Mulher deixa prisão nos EUA após 43 anos presa injustamente
A descoberta ocorreu após o rover passar sobre uma rocha em 30 de maio; a passagem fez com que ela se abrisse, revelando cristais amarelos. Por meio de um instrumento no braço robótico do Curiosity, os cientistas entenderam que se tratava de enxofre puro.
De acordo com a Nasa, desde outubro de 2023, o rover tem explorado uma região de Marte rica em um tipo de sal à base de enxofre, que se formou após a água nessa parte do planeta secar bilhões de anos no passado. Porém, só vinha encontrando minerais à base de enxofre, ou seja, uma mistura do elemento com outros materiais.
A Nasa ressalta que se houver relação dos cristais de enxofre puro com outros minerais à base do elemento na área, não está clara qual é.
+ Em conversa com Zelensky, Trump promete "acabar com guerra" na Ucrânia
O enxofre puro é inodoro e se forma apenas em um conjunto de condições bastante específico que os cientistas não associaram à história do local onde os cristais foram encontrados. E, segundo a agência americana, o Curiosity se deparou em Marte com um campo inteiro de rochas brilhantes parecidas com a que esmagou em maio.
"Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto", disse o cientista do projeto Curiosity, Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia.
"Ele não deveria estar lá, então agora temos que explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante", acrescentou.