Em conversa com Zelensky, Trump promete "acabar com guerra" na Ucrânia
Conflito teve início em fevereiro de 2022
O ex-presidente dos Estados Unidos, e candidato às eleições americanas pelo Partido Republicano, Donald Trump, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Durante a conversa, Trump prometeu "acabar com a guerra" entre Ucrânia e Rússia, caso seja eleito em novembro. O conflito teve início em fevereiro de 2022.
"Como seu próximo presidente dos Estados Unidos, vou trazer paz para o mundo e acabar com a guerra que custou tantas vidas e devastou incontáveis famílias inocentes", escreveu Trump na rede social Truth Social. A conversa foi classificada por ele como "ótima".
O republicano acrescenta que "os dois lados [Rússia e Ucrânia] poderão se reunir e negociar um acordo que ponha fim à violência e pavimente o caminho para a prosperidade". Trump, ainda, destaca que foi parabenizado por Zelensky pela formalização de sua candidatura à Casa Branca.
Zelensky confirmou a conversa. "Estabelecemos com o presidente Trump discutir em uma reunião pessoal que passos podem ser dados para uma paz justa e realmente duradoura", disse o ucraniano.