Mundo

Cientistas descobrem caverna na Lua que pode servir de abrigo para humanos

Cavidade está localizado a 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11

Imagem da noticia Cientistas descobrem caverna na Lua que pode servir de abrigo para humanos
Local poderia ser ideal para humanos construírem uma base permanente na Lua | Divulgação/Nasa

Cientistas italianos informaram, na segunda-feira (15), ter encontrado evidências de uma caverna na Lua. O local foi criado há milhões ou bilhões de anos, em decorrência de um colapso de lava. Como tem uma abertura na superfície, é possível que a caverna sirva de base para a construção de um abrigo para humanos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo Leonardo Carrer e Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, a caverna está localizada no Mar da Tranquilidade, a 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11 (1969). Eles citam as cavernas vulcânicas em Lanzarote, na Espanha, como o exemplo mais próximo na Terra a nível de comparação com a descoberta lunar.

"As cavernas lunares permanecem um mistério há mais de 50 anos. Por isso, foi emocionante poder finalmente provar a existência [de uma]", comemoraram.

Agora, os cientistas estão interessados em estudar as rochas dentro dessa caverna, as quais devem conter pistas sobre a formação da Lua e a história vulcânica. O local também pode conter água congelada, um recurso que, conforme Carrer e Bruzzone, pode ser essencial para missões lunares futuras, já que resultaria em água potável e combustível.

"Esses poços lunares são interessantes em termos de ciência e para potencial habitação futura. Esta descoberta sugere que o MTP [poço Mare Tranquillitatis] é um local promissor para uma base lunar, pois oferece abrigo do ambiente de superfície hostil e poderia apoiar a exploração humana de longo prazo da Lua”, afirmaram os cientistas.

Assuntos relacionados

Lua
Universo
Ciência

Últimas Notícias