Mundo

Após problema em avião, Trump chega a Davos para discursar no Fórum Econômico Mundial

Presidente dos EUA deve intensificar pressão pelo controle da Groenlândia e aumentar tensão com a Europa

Imagem da noticia Após problema em avião, Trump chega a Davos para discursar no Fórum Econômico Mundial
Trump chega a Davos, na Suíça | Reprodução/Reuters
,
• Atualizado em

Após um susto com o Air Force One, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a Davos, na Suíça, para discursar no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (21).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O norte-americano deve intensificar em seu discurso a pressão pelo controle da Groenlândia, ilha no Ártico que pertence à Dinamarca, e aumentar a tensão com a Europa.

Trump iria discursar às 14h30 no horário local (10h30 no horário de Brasília), mas deve atrasar por volta de três horas após enfrentar problemas elétricos com a aeronave presidencial ao decolar de Washington D.C.

Horas antes de embarcar para a Europa, na terça-feira (20), Trump disse que "não há volta atrás" em seu objetivo de controlar a Groenlândia e se recusou a descartar a possibilidade de tomar o território pela força militar.

Anteriormente, o presidente dos EUA já havia ameaçado os países europeus com uma tarifa de 10% até que um acordo para a compra completa da Groenlândia seja alcançado. A taxa deve aumentar para 25% em junho caso as partes não cheguem a uma solução.

A Europa ameaça retaliar com medidas nunca usadas até então, como o chamado Instrumento Anticoerção (ACI). Esse cenário geopolítico, considerado o mais complexo em décadas, marcou os discursos de terça-feira no encontro anual.

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, detalhou os esforços do bloco para buscar novas relações comerciais e se adaptar à atual era de tarifas e protecionismo dos Estados Unidos. "A Europa sempre escolherá o mundo, e o mundo está pronto para escolher a Europa", afirmou.

Em relação à Groenlândia, von der Leyen acrescentou que a Europa "precisa se adaptar a uma nova arquitetura de segurança".

Últimas Notícias