Após novas regras de imigração, número de brasileiros barrados em Portugal cresce 722%
De acordo com relatório do governo português, além do Brasil, Angola, Reino Unido e Índia foram afetados pelas novas regras
SBT Brasil
O número de brasileiros impedidos de entrar em Portugal aumentou expressivamente em 2024, registrando um crescimento de 722% em relação ao ano anterior.
De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado pelo governo português na terça-feira (01), 1.470 brasileiros tiveram a entrada negada no país, contra 179 em 2023. Esse volume representa 85% do total de recusas de entrada registradas nas fronteiras portuguesas, tornando o Brasil o país mais afetado pelas medidas restritivas.
+ Donald Trump anuncia tarifa de 10% para produtos do Brasil
A principal razão para a negativa foi a falta de justificativa adequada para a viagem, respondendo por 768 casos. Outros motivos comuns incluíram vistos vencidos ou inadequados, além da ausência de documentos de viagem necessários.
As restrições para entrada em solo português se tornaram mais rigorosas com a adoção de novas regras migratórias, em 2024, ampliando as fiscalizações e endurecendo os critérios de admissão de estrangeiros no país.
Além do controle em aeroportos, Portugal tem intensificado a repressão à imigração irregular e ao crime organizado, com inspeções frequentes e a expulsão de 146 pessoas no ano passado. O Brasil também aparece no relatório entre os países de origem de grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas e à exploração laboral.
Outras nacionalidades afetadas pela restrição de entrada incluem Angola, Reino Unido, Índia e Guiné-Bissau.